Autor(es):
Esteves, Laura Emilie
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/28464
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Project management; Nonprofit organizations; Competencies; AIESEC; Gestão de projetos; Organizações sem fins lucrativos; Competências
Descrição
Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial The third sector is made of nonprofit organizations (NPO), these acts on gaps that aren’t fulfilled by the
public and private sector. The organizations that are in the third sector have been registering a
notorious growth and have been having an important part in: the economic growth, the fight against the
unemployment, social exclusion and in the local development. Forced to act on the market as social
enterprises and with the need to obtain profit margins, there is a need, created by the NPO ́s, of an
efficient management of their operations. That can be achieved with techniques and processes of
project management.
The Project Management promotes the use of knowledge, skills, tools and techniques, oriented to the
pursuit of pre-defined goals, and it has been demonstrating its value in private organizations. It is in this
line of though that project management can be an asset to the NPO.
These work aims to study the use and impact of project management in NPOs, particularly to identify
determinants associated with the adoption of project management practices in NPOs.
The first step consists of: understanding the way NPO´s work, identifying the existing project
management practices, processes, and, finally, to identify the good practices of project management
that should be adopted by this organizations. In this sense, there were made interviews to two distinct
groups - project management professionals, and NPO´s representatives. With the interviews we noticed
that there are two distinct realities in project management, one focused on the skills of the PM, and the
other in processes, techniques and tools. One of the main determinants of adoption of practices
mentioned by professionals in this area was the lack of skills and maturity of the organization. In this
way, it was created a model focused on the most important skills identified by the two groups of
respondents: leadership and teamwork.
This exploratory model of project management in NPOs was tested with the completion of a
questionnaire on the largest international nonprofit organization run exclusively by students.
The main conclusion was: the focus on competencies development of the members, specially
leadership, cross-functional cooperation and team commitment, which have an impact on project
results. O terceiro sector é constituído por organizações sem fins lucrativos (OSFL) que atuam sobre lacunas
não preenchidas pelo sector público e privado. As organizações que compõem o terceiro sector têm
vindo a registar um crescimento notório e têm tido um papel importante no crescimento económico, na
luta contra o desemprego, na exclusão social e no desenvolvimento local. Forçadas a agirem no
mercado como empresas sociais com a necessidade de obterem margens de lucro, existe a
necessidade de uma gestão eficiente por parte das organizações sem fins lucrativos, que poderão ser
combatidas com técnicas e processos de gestão de projetos.
A Gestão de projetos promove a utilização de conhecimento, competências, ferramentas e técnicas
orientadas à prossecução de objetivos previamente definidos e tem vindo a demonstrar valor nas
organizações do sector privado. É neste sentido que poderá ser uma mais valia para as OSFL.
Desta forma, este trabalho tem como objetivo estudar a utilização e o impacto da gestão de projetos
em organizações sem fins lucrativos, principalmente para identificar os determinantes associados à
adoção de práticas de gestão de projetos nestas organizações.
O primeiro passo passará por compreender o funcionamento das OSFL, identificar as práticas, os
processos, ferramentas e competências da gestão de projetos existentes e, finalmente, identificar boas
práticas da gestão de projetos que devem ser adotadas por estas organizações.
Neste sentido, foram realizadas entrevistas a dois grupos distintos: profissionais de gestão de projetos
e representantes de OSFL. Com as entrevistas percebeu-se que existem duas realidades distintas na
gestão de projetos, uma focada nas competências da GP e outra nos processos, técnicas e
ferramentas. Um dos principais condicionantes de adoção de práticas apontados por profissionais
desta área foi a falta de competências e maturidade da organização e foi neste sentido que se
procedeu à criação de um modelo focado nas competências mais importantes e apontadas pelos dois
grupo de entrevistados: liderança e trabalho de equipa.
O modelo exploratório de gestão de projetos em OSFL foi testado com a realização de um questionário
na maior organização internacional sem fins lucrativos gerida única e exclusivamente por estudantes.
A principal conclusão obtida foi: o foco no desenvolvimento de competências nos membros, em
especial a liderança, a cooperação interfuncional e o comprometimento da equipa, é determinante para
os resultados do projeto.