Author(s):
Pereira, Pedro Miguel Dias de Carvalho Sardo
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/28437
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Marketing relacional; Marketing desportivo digital; Redes sociais; Aplicação móvel; Love brands; Marca Futebol Clube do Porto; Relationship marketing; Digital sports marketing; Social media; Mobile app; “F.C. Porto” brand
Description
Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica A influência do marketing desportivo digital para as entidades desportivas é considerada
um fenómeno recente, e até aos dias de hoje, pouco estudada. A envolvência das
instituições junto dos seus associados deve ser vista como fator prioritário para que o
marketing relacional funcione. Numa era global e eminentemente digital é necessário
que os clubes respondam com proficiência e dinâmica às necessidades dos seus
parceiros e associados. Uma marca como o F.C. Porto deverá ser ativa e
empreendedora, catapultando assim um cunho digno de uma empresa da dimensão desta
instituição em todas as vertentes e âmbitos onde esteja envolvido. A sua história, o seu
palmarés e a sua capacidade de resposta até então face a todas as adversidades, fazem
com que o Futebol Clube do Porto seja reconhecido como uma referência não só ao
nível desportivo, como também no setor empresarial, nomeadamente no Marketing
Relacional e no Marketing Digital.
Neste sentido, devemos considerar um maior e mais eficiente desenvolvimento no
mundo digital, exigindo competências económicas e sociais, com rapidez e com
escassos recursos, relegando qualquer outro tipo de via de informação e comunicação
para segundo plano. Os meios digitais estão cada vez mais eficientes e podemos
considerar, que é uma moda que veio para ficar.
O presente estudo permite-nos avaliar a importância de uma aplicação móvel, como
uma solução viável, tendo como linha de pensamento, a estrutura existente no clube e o
percurso que pretende seguir. Por conseguinte, a investigação, focalizada numa
entrevista ao diretor de marketing e numa análise de 150 inquéritos aplicados a
associados, revela que estes pretendem mais do clube e que consideram o F.C. Porto
uma Love Brand atribuindo, por isso, relevo à importância da marca. Os inquiridos
revelam ainda, apesar de não estarem totalmente ligados às aplicações móveis, a
pretensão de que o clube a crie para que desta forma, haja uma maior proximidade, uma
maior capacidade de relacionamento entre clube e adepto, capaz de criar laços nas
gerações vindouras. The influence of Digital Sports Marketing for sport entities is considered to be a recent
phenomenon and, until today, unstudied. The deep relationship between those entities
and their associates must be seen as the priority element to make Relationship
Marketing.
In a global era, and clearly a digital one as well, it is necessary that the clubs reply to the
needs of their partners and associates dynamically and with proficiency. A brand like
F.C. Porto has to remain active and enterprising to create a genuine, dignifying and
truly-faced mark in all places she is involved. It’s history and the way it has been
capable to reply to all adversities until this day make Futebol Clube do Porto an
worldwide reference not only in sports but also in a enterprise-view, namely in
Relationship and Digital Marketing.
Considering that we must consider a bigger and more effective development in the
digital world, we have to demand economic and social competence even if we have to
do it with quickness and short means to, in the end, avoid any other type of
communication. Digital media are more and more effective and are here to stay.
This article allows us to evaluate how important a mobile app is as a good solution
considering the demanding structure in the club and the path it wants to follow. As to do
so, the investigation has an eye-focus in an interview with the Marketing Director and
an analysis of 150 enquiries sent to associates. Those enquiries reveal that they want
more form the club and that they consider F.C. Porto a Love Brand giving a huge
importance to the brand itself. The associates also reveal that even if they are not hugely
into the “app world”, they want the club to create one as a reply to the developing world
and the need of proximity/relationship between them and the club, to be capable to
create a big bond with future generations.