Autor(es):
Novo, Ana Catarina Fortunato
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/28430
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Estratégia; Pesquisa qualitativa; Turismo médico; Strategy; Qualitative research; Medical tourism
Descrição
Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica O Turismo Médico não é um conceito novo. Já ouvimos e vimos nos meios de
comunicação social nacionais inúmeros apelos para ajudar famílias a fazerem tratamentos
em Cuba ou nos Estados Unidos da América.
Cada vez mais as pessoas buscam uma melhor qualidade de vida que se reflete
nas questões de saúde e no crescimento deste cluster em vários países do mundo. Esta
dissertação discute, assim, a importância do Turismo Médico para a economia dos países
e para o próprio setor do Turismo, questionando quais os fatores e condições que fariam
de Portugal um player de referência neste nicho de mercado.
A metodologia de investigação desenvolve-se através da recolha de dados por
entrevistas, notícias e reportagens nacionais sobre o cluster do Turismo Médico, sendo
que a análise dos mesmos é feita à luz das reflexões teóricas acerca da Análise de
Conteúdo. Esta metodologia permitirá contribuir para uma estratégia nacional integrada
de Turismo Médico, focando, sobretudo, a importância do papel do Estado nos incentivos
ao investimento interno por parte da cadeia de valor que constitui o cluster.
A dissertação conclui que é a qualidade o principal fator impulsionador da escolha
do destino médico, sendo que Portugal poderá competir com os restantes players através
das suas características endógenas que podem ser consideradas vantagens competitivas
sustentáveis: o clima, a gastronomia, a hospitalidade, etc. Para além disso, a oferta de um
pacote completo e inovador ao turista revela-se um ponto fulcral, bem como, a
comunicação dos serviços nos mercados-chave identificados e do reconhecimento
nacional e internacional dos profissionais de saúde e infraestruturas médicas nacionais.
Este estudo tem como principal objetivo ser um contributo teórico para o cluster
do Turismo Médico em Portugal, ainda pouco explorado, e fornecer alguns tópicos-chave
daquilo que poderá constituir a Estratégia Nacional de Turismo Médico. Medical Tourism is not a new idea. We have heard and seen in the media
numerous national appeals to help families make treatments in Cuba or in the United
States of America.
Increasingly people are seeking for a better quality of life that reflects the issues
of health and growth of this cluster in many countries around the world. This paper thus
discusses the importance of Medical Tourism to the economy and to the tourism sector
itself, questioning which factors and conditions would make Portugal a reference player
in this niche market.
The research methodology is developed by collecting data through interviews and
national news on the Medical Tourism cluster, and their analysis is made through
theoretical reflections on content analysis. This methodology will contribute to an
integrated national strategy for Medical Tourism, focusing the important role of the State
in incentives for inward investment to the companies that constitute the cluster.
The study concludes that the quality is the main factor driving the choice of
medical destination, and Portugal can compete with other players through their
endogenous characteristics that can be considered sustainable competitive advantages:
the climate, the food, the hospitality, etc.. In addition, the offer of a complete and
innovative package to tourists proves to be a focal point, as well as communication
services in key markets identified and the national and international recognition of health
professionals and national medical infrastructure.
This study aims to be a theoretical contribution to the Medical Tourism product
in Portugal, still poorly explored, and provide some key topics of what might constitute a
National Strategy for Medical Tourism.