Autor(es):
Almeida, Nelson Gonzaga Luís de
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/28340
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Modos de transporte; Custos; Segurança; Hierarquização; Gasóleo; Tomada de decisão; Transport modes; Costs; Safety; Ranking; Diesel; Decision-making
Descrição
Dissertação de mestrado em Negócios Internacionais O transporte rodoviário serve de elo entre a região litoral e o planalto central de
Angola, no que se refere o transporte de produtos petrolíferos. Além deste modo, o
transporte ferroviário tornou-se numa realidade após a reabilitação do caminho-de-ferro de
Benguela.
Hoje em dia, os produtos petrolíferos são transportados por via marítima até a
província de Benguela, sendo posteriormente transportados à província do Huambo, por
via rodoviária. O transporte rodoviário acarreta enormes custos à SONANGOL por causa
da grande distância entre essas duas localidades. Por se tratar de produtos perigosos, o
transporte por estrada representa um potencial risco à saúde de pessoas, segurança pública
e ambiente, visto que o país apresenta uma das mais elevadas taxas de sinistralidade
rodoviária do mundo.
O objetivo geral do trabalho visava analisar o desempenho do modo rodoviário,
ferroviário e hipoteticamente o dutoviário, no que tange o transporte de gasóleo a patir do
município de Lobito (Benguela) até ao município do Huambo (Huambo), sob ponto de
vista económico e socioambiental, sendo este o caso de estudo. Para o efeito, os métodos
multicritério de auxílio à tomada de decisão, TOPSIS e GRA, foram utilizados como
instrumentos para o estabelecimento de uma ordem hierárquica entre as alternativas de
transporte, visando auxiliar os agentes de decisão no processo de escolha modal.
Os resultados confirmam que o transporte rodoviário não é a melhor alternativa
para o transporte de gasóleo numa perspetiva de curto e longo prazo, sendo no entanto o
transporte ferroviário aquele que apresenta melhores resultados, isto, no cenário atual.
Contudo, num cenário hipotético ou de longo prazo, o modo dutoviário possui o melhor
desempenho em comparação com os modos rodoviário e ferroviário, sob ponto de vista
económico e socioambiental. Road transport serves as a link between the coastal region and the central plateau
of Angola, regarding the transport of petroleum products. In addition to this mode of
transport, rail is now available after the rehabilitation of Benguela’s railroad.
Nowadays, petroleum products are transported by sea to the province of Benguela,
where they are transported to Huambo province by road. Road transport carries enormous
costs to SONANGOL because of the great distance between these two locations. Since
those are hazardous materials, road transport represents a potential risk to human health,
public safety and the environment because the country’s traffic-related death rates are
among the highest in the world.
The overall objective of this work was to analyze the performance of road and rail
modes as well as the hypothesis of pipeline transport in relation to the shipment of diesel
from Lobito municipality, (Benguela) to Huambo municipality (Huambo), from an
economic and socio-environmental standpoint, this being the case study. To this end,
multi-criteria decision making methods such as TOPSIS and GRA were used as tools in
order to establish a ranking order among the transport alternatives, with the goal of helping
decision makers in the process of modal choice.
The results confirm that road transport is not the best alternative for the transfer of
diesel whether in a short or long-term perspective. Railroad is the transport mode that
presents better results in the current scenario. However, in a hypothetical scenario or longterm
scenario, pipeline transport shows the best performance vis-à-vis road and rail modes,
from an economic and socio-environmental standpoint.