Autor(es):
Canadas, Nuno Miguel Evangelista
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/28206
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Ensino da automação; Simulação de sistemas automatizados; Bancadas didáticas; Model-In-the-loop; Software-In-the-loop; Hardware-In-the-loop; Modelação da parte operativa; Autómatos finitos temporizados; Linguagem ladder; CX-One; Automation teaching; Automated systems simulation; Plant modeling; Finite timed automata; Ladder language
Descrição
Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecatrónica A implementação de sistemas automatizados na indústria implica o treino de pessoal
especializado para trabalhar/desenvolver sistemas constituídos por autómatos
programáveis (vulgarmente denominados como PLC’s, do inglês programmable logic
controller), sensores e atuadores de vários tipos e funções, desde o simples comando de
uma válvula até complexos controladores de processos.
A principal vantagem desta plataforma de simulação é a possibilidade de fornecer aos
alunos novas estratégias e metodologias de aprendizagem, tendo como base as práticas
laboratoriais direcionadas ao que irão encontrar no mercado de trabalho. Através da
utilização do seu computador pessoal, os alunos serão capazes de aprender ao seu próprio
ritmo, autonomamente, tendo a capacidade de descobrir e incidir na resolução das suas
próprias dificuldades.
Esta dissertação apresenta todo o processo de construção de plataformas de simulação
virtuais de sistemas automatizados, réplicas de sistemas reais, para que o controlo do
sistema possa ser simulado virtualmente utilizando a simulação Model-In-the-Loop.
Devido às vantagens destes processos, esta plataforma foi desenvolvida no contexto do
ensino da área de automação aos estudantes das várias áreas da Engenharia.
Dado isto, ao longo desta tese são enunciados todos os passos para o desenvolvimento da
plataforma, assim como os formalismos e ferramentas utilizados. The implementation of automated systems in the industry involves training specialized
personnel to work / develop systems consisting of programmable logic controllers
(commonly referred to as PLC's), sensors and actuators of various types and functions,
from the simple command of a valve to complex processes controllers.
The main advantage of this simulation platform is the ability to provide students new
learning strategies and methodologies, based on laboratory practices directed at what they
will find in their labor market. Through the use of their personal computer, students will
be able to learn at their own pace, independently, having the ability to discover and focus
on solving their own problems.
This thesis presents the entire process of building platforms for virtual simulation of
automated systems, replica of real systems, so that the control system can be simulated
using the simulation virtually Model-In-the-Loop. Due to the advantages of these
processes, this platform has been developed in the context of teaching automation to the
students of the most extensive areas of Engineering.
Given that, along this thesis are listed all the steps for the development of the platform,
as well as formalisms and tools used.