Document details

Nota introdutória [a] O imaginário das viagens : literatura, cinema, banda dese...

Author(s): Álvares, Cristina cv logo 1 ; Curado, Ana Lúcia cv logo 2 ; Sousa, Sérgio Guimarães de cv logo 3

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/27932

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Viagem; Transmedial


Description
Homo viator. A perceção da condição humana como uma viagem atravessa épocas e paradigmas histórico-culturais, intersetando fenómenos tão díspares como a moral de Séneca, a simbólica cristã do romeiro, a metafísica existencialista de Gabriel Marcel ou a campanha publicitária de uma conhecida marca de whisky: keep walking. Respondendo ao apelo do mar, da estrada, do deserto, homens e mulheres estão sempre a caminho, sempre em movimento, trilhando o mundo em busca de outro lugar, o lugar de outra coisa, indefinível e enigmática, que se manifesta sob formas variadas como o Graal, a pimenta, os tesouros, as cidades submersas, a lua ...São muitos os nomes de viajantes que povoam o nosso património imaginário, ficcional e não ficcional: Gilgamesh, Ulisses, Marco Polo, Fernão Mendes Pinto, D. Quixote, Chateaubriand, Lévi-Strauss, Kerouac, Bruce Chatwin, Tintin, Nicolas Bouvier; mas também a massa anónima de comerciantes, piratas, repórteres, missionários, exilados, povos em diáspora.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU