Author(s):
Sampaio, Ana Isabel
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/27902
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Description
Dissertação de mestrado em Engenharia Informática Dos computadores aos tablets e smartphones, a noção de ubiquidade, aliada à diversidade de dispositivos disponíveis no mercado, mudou a forma como acedemos e partilhamos informação nos dias de hoje. É cada vez mais importante oferecer experiências de utilização consistente para um crescente número de contextos.
Responsive Web Design oferece um conjunto de ferramentas que permitem criar páginas web que respondem ao tamanho de qualquer ecrã. São utilizadas grids fluidas, imagens flexíveis e media queries para adaptar as páginas web independentemente das dimensões de ecrã do dispositivo.
Na expetativa de contribuir com novos recursos para ajudar a fazer responsive design, ao longo desta dissertação é descrito como foi desenvolvida uma ferramenta que permite adaptar automaticamente a navegação dos sites e aplicações web, tendo em conta diferentes soluções padrão. O seu objetivo consiste em facilitar o trabalho dos designers e developers, apresentando sempre um menu adaptado ao tamanho do ecrã.
No entanto, os diferentes contextos de utilização não se podem limitar apenas ao tamanho do ecrã. Pensando no caso concreto dos dispositivos móveis, que nos acompanham para qualquer lugar, diferentes condições de conectividade (desde fortes redes wireless, a conexões 3G limitadas) podem ter impacto na experiência de utilização. A otimização é, por isso, um fator importante em responsive web design. Além disso, os ecrãs sensíveis ao toque abrem novas oportunidades para interagir com o site e com o seu o conteúdo. De forma a tirar partido deste tipo de interações, a ferramenta desenvolvida reflete esta otimização, tentando assim aproximar a experiência de utilização ao contexto utilizado.