Detalhes do Documento

Sono, saúde e aprendizagem em crianças do 1.º ciclo do ensino básico

Autor(es): Coelho, Sónia cv logo 1 ; Anastácio, Zélia cv logo 2

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/27772

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Crianças; Sono; Aprendizagem escolar; 1.º CEB


Descrição
Na presente investigação pretendeu-se averiguar a influência da qualidade do sono, enquanto função vital e momento reparador e de descanso, na saúde, no comportamento e na aprendizagem escolar de crianças em idade de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se ainda identificar fatores externos com influência nesta qualidade do sono. Efetuou-se um estudo transversal e seguiu-se uma metodologia quantitativa. Para instrumento de recolha de dados construiu-se e validou-se um questionário, exclusivamente para o efeito desta investigação. Consideraram-se variáveis dependentes os sintomas à chegada à escola, as dificuldades sentidas na sala de aula, os sintomas durante o dia, dificuldades em adormecer, sintomas ao deitar, acordar durante a noite, dificuldades em levantar de manhã, sintomas ao acordar, sonhos, pontualidade, alimentação e aproveitamento escolar. Os fatores associados foram sexo, idade e ano de escolaridade, agregado familiar, partilha de quarto, gosto pela escola e disciplinas preferidas, atividades fora da escola e existência de aparelhos eletrónicos no quarto. A amostra, de conveniência, incluiu todos os alunos (n=114) de uma escola de 1.ºCEB, sendo 56 crianças do sexo feminino e 58 do sexo masculino. O preenchimento dos questionários foi feito pelos próprios alunos no 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade na presença da investigadora. Já para os alunos de 1.º ano, a investigadora leu as perguntas e as opções de resposta e assinalou a resposta dada pelas crianças. Os dados recolhidos foram tratados com o programa informático SPSS. Procedeu-se a uma análise descritiva das variáveis dependentes e posteriormente estabeleceram-se relações utilizando o teste t e o teste não paramétrico Kruskall-Wallis. Os sintomas irritado, sonolento, abatido e cansado, em qualquer momento do dia, relacionam-se com a ingestão de refrigerantes e guloseimas antes de dormir e com a existência de aparelhos eletrónicos no quarto. Jogar consola antes de dormir parece ser a atividade mais influente nestes sintomas negativos. Contrariamente, as crianças que não possuem aparelhos destes no quarto tendem a revelar-se mais ativas e despertas em qualquer momento do dia.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia