Author(s):
Fontaínhas, José João Cunhal
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/27348
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Carro elétrico; Carro com motor de combustão; Portugal; Modelo económico; Ambiente; CO2; Electric car; Fuel engine motor car; Economic model; Environment
Description
Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial O crescimento económico tem resultado num aumento mais que proporcional nas emissões de
gases com efeito de estufa, resultando na degradação do meio ambiente. Com o intuito de reduzir
estes efeitos, diversas medidas têm sido adotadas pelos governos de diferentes países, de entre as
quais se destaca o incentivo à aquisição de veículos com emissões reduzidas. Os veículos elétricos, em
particular, são apresentados como uma solução verde, amiga do ambiente, dado que durante a sua
deslocação não têm emissões de gases nocivos para o ambiente. O objetivo desta dissertação prendese
com a análise da viabilidade da aquisição de veículos elétricos em Portugal.
Para esta avaliação, foi decidido estabelecer uma comparação entre dois veículos existentes em
Portugal: o Renault Fluence (veículo com motor de combustão) e o Renault Fluence Z.E. (veículo
elétrico), tendo em conta diversos factores tais como: custo dos combustíveis, custo da eletricidade,
custo de aquisição, entre outros.
Na dissertação, conclui-se que, do ponto de vista económico, não é ainda vantajoso adquirir um
veículo elétrico em Portugal. Pelo facto de ser uma tecnologia que apresenta uma maturidade reduzida,
os preços altos associados às baterias e à aquisição dos próprios veículos, bem como as autonomias
reduzidas das primeiras, são prova de que existe um longo caminho a percorrer. Nas condições atuais,
a aquisição de um veículo elétrico representa ainda um elevado custo para o consumidor e para a
própria sociedade, quando em comparação com a aquisição de um veículo convencional. Apenas uma
combinação possível, mas para já pouco provável, em que o custo de aquisição do veículo elétrico
diminuiria 20%, tal como o custo de aluguer das baterias, estando ainda associado um aumento da
eficiência do mesmo em 50%, colocaria o veículo elétrico a competir com qualquer outro veículo.
Conclui-se ainda que a utilização mais intensa do veículo elétrico atenua os custos fixos de aluguer das
baterias, resultando em custos menores para maiores distâncias.
Apesar de se estar a trabalhar no sentido de reduzir o nível de emissões de gases efeito de estufa,
urge a necessidade de se continuar a apostar em tecnologias verdes, como o veículo elétrico,
sensibilizando a população, entidades governamentais e indústria para este tema que a todos diz
respeito. The economic growth has resulted in a more than proportional rise in the greenhouse gas
emissions, thus deteriorating the environment. So as to reduce these effects, several measures have
been adopted by the governments of different countries, such as incentives to the acquisition of lowemission
vehicles. Electric vehicles, in particular, are presented as a green solution, environmentfriendly,
given that its functioning does not involve the emission of environmentally harmful gases. The
purpose of this dissertation lies with the analysis of the feasibility of acquiring electric vehicles in
Portugal.
For this evaluation, it was established a comparison between two vehicles found in Portugal: Renault
Fluence (a combustion engine vehicle) and Renault Fluence Z.E. (an electrical vehicle), considering
various factors, such as: fuel costs, electricity costs and acquisition costs.
In the dissertation it is concluded that, from an economic perspective, it is not beneficial yet to
acquire an electrical vehicle in Portugal. Given the short maturity of this technology, the high prices
associated to the batteries and the acquisition of the vehicles, as well as the low autonomy of the
batteries are proof that there is still a long way to go. In the current circumstances, the acquisition of an
electrical vehicle represents a high cost for the consumer and the society itself, when compared to the
acquisition of a conventional vehicle. Only a possible combination, yet currently very unlikely, of a 20%
decrease in the electrical vehicle’s acquisition cost, like the rental cost of batteries, and a 50% efficiency
gain the same, would allow the electrical vehicle to compete with any other vehicle. It is also concluded
that a more intense use of the electrical vehicle softens the fixed costs of the batteries, resulting in
fewer costs for greater distances.