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Optimização de rotas dos veículos de uma empresa revendedora de materiais de co...

Author(s): Ferreira, Fábio António Afonso cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/27291

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Encaminhamento de veículos; Períodos temporais; Frota heterogénea; VRP; Time windows; Heterogeneous flet


Description
Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial A presente dissertação de mestrado descreve o desenvolvimento de um projeto em empresa, a Abílio Rodrigues Peixoto e Filhos SA, normalmente apelidada de Casa Peixoto. O principal objetivo desta dissertação é a resolução de problemas do sistema de distribuição da empresa. Para isso, o problema da distribuição foi modelado como um problema de encaminhamento de veículos (Vehicle Routing Problem) e foi desenvolvido um algoritmo que consiste numa adaptação do algoritmo de Clarke and Wright, minimizando o custo total de um conjunto de rotas satisfazendo todas as encomendas. As três principais modificações do algoritmo desenvolvido em relação ao algoritmo de Clarke and Wright são (i) a consideração de períodos de entrega, (ii) a consideração de uma frota heterogénea e (iii) a inclusão de uma restrição que limita a duração de qualquer rota. O algoritmo desenvolvido foi implementado e as suas soluções foram comparadas com as soluções atuais da empresa, tendo-se verificado uma poupança significativa e estimando-se o aumento do nível de serviço. This dissertation describes the development of a project company, Abilio Rodrigues Peixoto & Filhos SA, commonly known as Casa Peixoto. The main objective of this dissertation is to improve the distribution system of the company. With this purpose, distribution problem was modeled as a Vehicle Routing Problem and an algorithm was developed which consists of an adaptation of the Clarke and Wright algorithm, minimizing the total cost of a set of routes satisfying all orders The three main differences to the Clarke and Wright algorithm are (i) the consideration of periods of delivery, (ii) the consideration of an heterogeneous fleet, and (iii) an additional constraint stating the maximum length of any route. The proposed algorithm has been implemented and their solutions compared with the current solutions of the company. A significant saving in costs and an estimated increase of the service level were observed.
Document Type Bachelor Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Alvelos, Filipe Pereira e
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