Detalhes do Documento

Debate, argumentação e organização enunciativa

Autor(es): Marques, Aldina cv logo 1

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/27043

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Argumentação; Organização enunciativa; Ethos; Debate; Persuasão


Descrição
O debate eleitoral é um discurso argumentativo polémico que, mais do que qualquer outro debate mediatizado, constitui um exercício de influência, orientado para aprofundar o desacordo com o seu adversário e simultaneamente persuadir o «auditório», levá-lo a agir de forma muito directa e precisa, num determinado momento. O discurso é, pois, essencialmente argumentativo. Tomando a argumentação como um processo discursivo dialógico por natureza e prototipicamente dialogal, todos os componentes do discurso participam na sua construção. Daremos centralidade aos protagonistas da interacção verbal a que as teorias da argumentação têm dado progressiva importância. A construção do ethos, ou imagens discursivas dos interlocutores que resulta da conjunção de diferentes planos, engloba como vector determinante as suas imagens prévias, ou ethos pré-discursivo, integrando o conhecimento doxal da comunidade, e disponíveis no momento da alocução. A análise de um debate permitirá ilustrar estas dimensões e acentuar a importância do ethos discursivo e pré-discursivo na construção do discurso persuasivo.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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