Detalhes do Documento

Desenvolvimento do raciocínio matemático e as práticas de comunicação numa aula

Autor(es): Domingues, Cláudia cv logo 1 ; Martinho, Maria Helena cv logo 2

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/26912

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Raciocínio matemático; Comunicação matemática; Práticas letivas


Descrição
Este artigo analisa as práticas comunicacionais presentes numa aula de matemática inserida num estudo sobre o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos de uma turma de 9º ano. Para tal, apresentam-­‐se os raciocínios na realização de uma tarefa de uma aula e analisam-‐se as práticas comunicacionais envolvidas nessa aula. O estudo seguiu uma metodologia interpretativa com uma estratégia de investigação de estudo de caso em que o caso foi a turma. Os raciocínios dos alunos foram analisados com base em categorias referentes ao processo de generalização e ao processo de prova. Verificou-­‐se que o processo de conjeturar dos alunos foi acompanhado de justificação e que houve alunos que se convenceram com base em argumentos empíricos enquanto outros alunos produziram uma prova a partir dos raciocínios dedutivos realizados na exploração. Constatou-­‐se a importância da discussão coletiva para o desenvolvimento de noção de prova matemática dos alunos. Concluiu-­‐se, ainda, a importância do desenvolvimento da comunicação na explicitação dos raciocínios no desenvolvimento da capacidade de raciocinar matematicamente.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia