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Time-Life/Globo/SIC : um caso de reexportação do modelo americano de televisão?

Author(s): Sousa, Helena cv logo 1

Date: 1999

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/2691

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Televisão comercial; Globo; Sociedade Independente de Comunicação; Telenovelas; Estratégia comercial


Description
Comunicação apresentada no I Congresso das Ciências da Comunicação da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, 22-24 de Março de 1999, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. Alcançando uma sólida posição no mercado doméstico, a Globo iniciou assim o processo de exportação dos seus produtos culturais, essencialmente telenovelas. Por razões de natureza linguística e cultural, Portugal foi entendido como um 'mercado natural'. Mas, no que diz respeito ao impacte da Globo no nosso país, a sua influência não se reduz à exportação de produtos. A Globo desempenhou um papel de grande relevo durante os primeiros anos de vida da estação de televisão privada Sociedade Independente de Comunicação (SIC). Com o apoio da Globo e com a consequente transferência de conhecimentos, fundamentalmente na área comercial e na programação, a SIC transformou-se, em poucos anos, na estação portuguesa com maior audiência. Trinta anos depois da transferência de capital e de conhecimentos do Grupo Time-Life para a Globo, e apesar das óbvias diferenças em termos de contextos históricos, este artigo problematiza a influência da TV Globo na SIC e equaciona a possibilidade de esta ligação constituir uma reexportação da lógica televisiva norte-americana.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
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