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Educação, democracia e sustentabilidade : uma reconsideração da ação da socieda...

Autor(es): Barbosa, Manuel Gonçalves cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/26906

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
As gramáticas da vida decente e digna são afirmadas pela democracia para se justificar, quer como forma de governo, quer sobretudo como forma de vida regulada pela defesa dos direitos humanos, mas os problemas que ela própria criou, ou não soube afrontar atempadamente, colocam agora em risco a sua sustentabilidade económica, social e ambiental, a qual se afigura determinante para cumprir com a promessa de vida decente e digna para todos. A sociedade civil, situada entre as forças do mercado e os poderes públicos, não pode ficar indiferente a tudo isso, uma vez que as oportunidades de vida boa, segundo padrões de decência e dignidade, também concernem as suas instituições e organizações mais representativas. A sociedade civil, enquanto laboratório de experimentação de novas práticas sociais e de reconfiguração de atitudes e comportamentos, é uma força de educação a ter em conta no relançamento do projeto democrático em termos sustentáveis e é isso que pretendemos demonstrar nesta comunicação, pondo em destaque, por um lado, o necessário resgate da sociedade civil como agência de educação para a democracia e, por outro, reconsiderando o seu protagonismo na defesa da sustentabilidade económica, social e ambiental desse projeto de vida em comum cuja ultima ratio é a efetiva concretização do direito humano a uma vida decente e digna sem exclusões e discriminações de ninguém.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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