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Ensino Superior em Portugal : décadas de profundas exigências e transformações

Autor(es): Almeida, Leandro S. cv logo 1 ; Vasconcelos, Rosa cv logo 2

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/26572

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Ensino Superior; Declaração de Bolonha; Inovação académica; Sucesso escolar


Descrição
O Ensino Superior em Portugal passou nos últimos anos por duas importantes transformações introduzindo mudanças significativas nas práticas de ensino e de aprendizagem. Após uma fase de acentuada massificação, em que uma Universidade de elite acabou por receber alunos muito diversificados nas suas motivações, conhecimentos e expectativas, daí decorrendo taxas elevadas de insucesso escolar e de abandono, nos últimos anos as mudanças passam pela adesão aos princípios da Declaração de Bolonha. Esta adesão trouxe profundas mudanças na organização curricular dos cursos, nas metodologias de ensino dos professores e nos métodos de estudo e abordagens à aprendizagem por parte dos alunos. Acreditando nas potencialidades desta mudança pelas suas componentes de inovação e de transformação, certo que é necessário preparar alunos, professores e as próprias instituições para as exigências que a Declaração de Bolonha representa.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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