Autor(es):
Dias, Cláudia S.
; Corte-Real, Nuno
; Cruz, José Fernando A.
; Fonseca, António Manuel
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/26394
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Emotions; Athletes; Sports performance; Emoções; Desporto; Rendimento
Descrição
Ao longo das últimas décadas, as emoções assumiram um lugar de pleno direito na investigação em psicologia do desporto, sendo, actualmente,
um dos temas mais produtivos da literatura neste domínio. O presente artigo começa por rever algumas questões conceptuais e metodológicas básicas
relacionadas com a definição, classificação e avaliação de emoções de emoções, bem como os principais modelos teóricos da relação emoção-rendimento.
De seguida, são examinadas as principais tendências da investigação neste domínio (e.g., dimensões das emoções, momentos de avaliação, metodologias
de investigação, variáveis moderadoras e mediadoras). Como conclusão, são realçados alguns dos progressos conseguidos até ao momento, destacandose
a crescente atenção dada a diferentes emoções discretas positivas e negativas avaliadas em diferentes momentos da competição, com recurso a um
cada vez mais vasto leque de instrumentos quantitativos e qualitativos. Adicionalmente, são apresentadas algumas sugestões para a investigação futura. Over the last decades, emotions have assumed their rightful place in sport psychology research. Emotions are currently one of the most
productive themes in the literature in this field. This paper opens by analysing some basic conceptual and methodological issues concerning the definition,
classification and assessment of emotions, and it outlines the main theoretical models that link emotions with performance. The paper goes on to examine
some of the main research trends in this field (e.g. dimensions of emotions, assessment times, research methodologies, and moderator and mediator
variables). To conclude, some of the developments achieved so far in this field are highlighted, namely the growing attention given to different positive
and negative discrete emotions, assessed at different competitive moments using a wider range of qualitative and quantitative instruments. Additionally,
some fields of future research are suggested. A lo largo de las últimas décadas, las emociones han ocupado un lugar de pleno derecho en la investigación en psicología del deporte,
siendo en la actualidad, uno de los temas más productivos de la literatura de este campo. El presente artículo empieza revisando varias cuestiones conceptuales
y metodológicas relacionadas con la definición, la clasificación y la evaluación de la s emociones, así como los principales modelos teóricos
de relación entre las emociones y el rendimiento. A continuación, se examinan las principales tendencias investigadoras en este campo (p.e., las dimensiones
de las emociones; los tiempos de evaluación; los métodos de investigación, o las variables moderadoras y mediadoras). Como conclusión, se subrayan
algunos de los progresos conseguidos hasta la fecha, destacándose la creciente atención dirigida a las distintas emociones –consideradas de forma
discreta– positivas y negativas evaluadas en diferentes momentos de la competición, utilizando el cada vez más amplio bagaje de instrumentos cualitativos
y cuantitativos de instrumentos de evaluación. De forma adicional, se presentan algunas sugerencias para futuras investigaciones.