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Relação entre aptidão cardiovascular e performance académica quanto ao género :...

Autor(es): Monteiro, Rita João F. cv logo 1 ; Pereira, Beatriz Oliveira cv logo 2 ; Santos, Rute cv logo 3

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/26340

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Aptidão cardiovascular; Escola; Género; Performance académica


Descrição
O processo de desenvolvimento motor em todos os indivíduos, nomeadamente nas crianças adolescentes, é influenciado por todo o tipo de fatores interiores e exteriores expostos ao longo de todo o quotidiano. A atividade física aliada a todos os benefícios de uma boa aptidão cardiovascular resulta num sucesso académico na maioria das situações. Promover o sucesso nas áreas – educação física e sucesso escolar -, não só fará com que existam indivíduos instruídos assim como “construídos” de forma saudável. Este estudo possui como principal objetivo a caraterização de uma amostra dos alunos do 8º ano, aproximadamente 220, de uma escola EB 2/3 em Braga, relativamente ao nível da sua aptidão cardiovascular através do Teste Vai e Vem, da bateria de testes do Fitnessgram, versão 8.0. Através de elementos como SASE, e caraterização da escolaridade dos pais (mãe), será determinado o seu estatuto socioeconómico. Por sua vez, a performance académica será considerada tendo por base os resultados académicos do 1º período, através da obtenção de pautas pelo respetivo Diretor de Turma. Assim, torna-se importante, também, determinar as associações entre estes dois fatores, verificando as divergências entre sexos.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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