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Motivations for the adption of ERP and CRM systems : a comparative analysis

Autor(es): Mesquita, Vítor cv logo 1 ; Faria, Joel cv logo 2 ; Gonçalves, Dulce cv logo 3 ; Varajão, João cv logo 4

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/26256

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Information Systems; Enterprise resource planning; Customer relationship management; Information and Communication Technologies; Sistemas de Informação; Tecnologias da Informação e Comunicação


Descrição
As tecnologias e sistemas de informação são elementos fundamentais para a competitividade das organizações. Neste contexto, os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) e os sistemas CRM (Customer Relationship Management) encontram um lugar de destaque. Os ERP são sistemas de gestão integrados que têm sido implementados por diversos tipos de empresas com vista a otimizar o seu funcionamento. Na adoção destes sistemas destacam-se como motivações a redução de custos, a melhoria da qualidade da informação, a melhoria do serviço ao cliente, a redução de stocks, entre outros. O CRM é um conjunto de processos, estratégias, filosofias e tecnologias que permitem às organizações relacionarem-se mais eficazmente com atuais e potenciais clientes, tornando a relação entre eles mais forte, duradoura e satisfatória para ambas as partes. Neste artigo é efetuada uma revisão e comparação das motivações inerentes à adoção destes dois tipos de sistemas. The technologies and information systems are crucial elements for the competitiveness of organizations. In this context ERP and CRM systems play a major role. ERP (Enterprise Resource Planning) are management systems that have been implemented for various types of enterprises aiming to optimize its operation. In adopting these systems, stand out as reasons: to reduce costs, to improve the information quality, to improve customer services, reduce inventories, among others. The CRM (Customer Relationship Management) is a set of processes, strategies, and technologies that allow the implementation of relationships between organizations and customers, making their relationship stronger, lasting, and satisfactory to both parts. In this paper it is presented a review and comparison of the motivations inherent in the adoption of these systems.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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