Document details

Educação e democracia : a sociedade civil na resposta a desafios emergentes

Author(s): Barbosa, Manuel Gonçalves cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/25863

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Educação; Democracia; Sociedade civil; Education; Democracy; Civil society


Description
O presente artigo faz uma revisitação ao tema já clássico da relação entre a educação e a democracia partindo da hipótese de trabalho segundo a qual se verifica, nos países mais severamente colonizados pela governamentalidade neoliberal, uma desdemocratização das finalidades da educação e que esse fenómeno é tanto mais funesto quanto compromete a resposta a desafios que hoje assolam a democracia, como é o caso da sua reconstrução como projeto de vida em comum numa era de dissensões étnicas, culturais e religiosas, e, ainda, a questão da sustentabilidade ambiental do seu padrão de vida. O artigo analisa criticamente essa situação e sustenta a necessidade de rearticular mais intensamente a educação com a democracia ao nível das finalidades do ato educativo, não só na escola e nas instituições de ensino, mas também no próprio âmbito da sociedade civil, aí onde ocorre uma grande parte da nossa formação em atitudes, valores e comportamentos. A esta luz, procura-se mostrar que é legítimo esperar da sociedade civil um contributo na formação de cidadãos aptos a corresponderem aos desafios atuais da democracia, seja em termos de interculturalidade, seja em termos de sustentabilidade, e que essa ação ganha pertinência e relevância percorrendo determinados caminhos pedagógicos. This article is a revisitation to the already classic theme of the relationship between education and democracy based on the hypothesis of work according to which there is, in countries most severely colonized by neoliberal governmentality, a de-democratization of the purposes of education and that this phenomenon is all the more negative as it compromises the answer to challenges that currently are devastating democracy, as it is the case of its reconstruction as a project of living together in an era of ethnic, cultural and religious dissensions, and, yet, the issue of environmental sustainability of their standard of living. The article critically analyzes that situation and argues the need to rearticulate more intensely the education with democracy at the level of the educational purposes, not only at school and in educational institutions, but also within the context of civil society, where it occurs the majority of our formation in attitudes, values and behaviors. In this light, we try to show that it is legitimate to expect a contribution of civil society in the formation of citizens able to meet the current challenges of democracy, in terms of interculturalism, in terms of sustainability, and that this action gains pertinence and relevance covering certain pedagogical paths.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU