Autor(es):
Barbosa, Manuel Gonçalves
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/25863
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Educação; Democracia; Sociedade civil; Education; Democracy; Civil society
Descrição
O presente artigo faz uma revisitação ao
tema já clássico da relação entre a educação
e a democracia partindo da hipótese de
trabalho segundo a qual se verifica, nos
países mais severamente colonizados pela
governamentalidade neoliberal, uma desdemocratização
das finalidades da educação
e que esse fenómeno é tanto mais funesto
quanto compromete a resposta a desafios
que hoje assolam a democracia, como é o
caso da sua reconstrução como projeto de
vida em comum numa era de dissensões
étnicas, culturais e religiosas, e, ainda, a
questão da sustentabilidade ambiental do seu
padrão de vida. O artigo analisa criticamente
essa situação e sustenta a necessidade de
rearticular mais intensamente a educação
com a democracia ao nível das finalidades
do ato educativo, não só na escola e nas
instituições de ensino, mas também no
próprio âmbito da sociedade civil, aí onde
ocorre uma grande parte da nossa formação
em atitudes, valores e comportamentos. A
esta luz, procura-se mostrar que é legítimo
esperar da sociedade civil um contributo na
formação de cidadãos aptos a corresponderem
aos desafios atuais da democracia, seja
em termos de interculturalidade, seja em
termos de sustentabilidade, e que essa ação
ganha pertinência e relevância percorrendo
determinados caminhos pedagógicos. This article is a revisitation to the
already classic theme of the relationship
between education and democracy based
on the hypothesis of work according to
which there is, in countries most severely
colonized by neoliberal governmentality,
a de-democratization of the purposes of education and that this phenomenon is all the
more negative as it compromises the answer
to challenges that currently are devastating
democracy, as it is the case of its reconstruction
as a project of living together in an era of
ethnic, cultural and religious dissensions, and,
yet, the issue of environmental sustainability
of their standard of living. The article critically
analyzes that situation and argues the need to
rearticulate more intensely the education with
democracy at the level of the educational
purposes, not only at school and in educational
institutions, but also within the context of civil
society, where it occurs the majority of our
formation in attitudes, values and behaviors.
In this light, we try to show that it is legitimate
to expect a contribution of civil society in
the formation of citizens able to meet the
current challenges of democracy, in terms of
interculturalism, in terms of sustainability, and
that this action gains pertinence and relevance
covering certain pedagogical paths.