Author(s):
Melim, Fernando
; Pereira, Beatriz Oliveira
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/25819
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Bullying; Escola; Alunos; Agressão
Description
Com o objetivo de maximizar o conhecimento sobre a arquitetura social do bullying, esta investigação analisa as características específicas dos comportamentos de vitimização e agressão na amostra em estudo e relaciona as variáveis género e idade das vítimas, com a frequência, densidade e formas do bullying. Este é um estudo analítico de delineamento transversal, em que foi utilizado um questionário individual sobre comportamentos de bullying, adaptado de Olweus (1989), numa amostra constituída por 1.818 alunos, do 5º ao 9º ano de escolaridade, pertencentes a escolas públicas dos 2º e 3º ciclos da Região Autónoma da Madeira (Portugal). A média de idades situa-se nos 12,8 anos com um desvio padrão de 1,7. A amostra de acordo com o género é constituída por 914 raparigas (50,3%) e 904 rapazes (49,7%). Dos resultados obtidos emergem dois
padrões básicos de comportamento bullying que demonstram a forma como tipicamente este problema subsiste nas relações entre jovens. O primeiro padrão que denuncia agressões mais esporádicas, mas provavelmente mais intensas, é típico (mas não exclusivo) dos alunos do género masculino e dos alunos mais novos ou de níveis de escolaridade mais baixos. O segundo padrão que traduz uma agressividade menos intensa, mas corrosiva porque arrasta-se no tempo, é característico do género feminino e dos alunos mais velhos ou de níveis de escolaridade mais elevados.