Autor(es):
Gomes, António Rui
; Oliveira, Sílvia
; Esteves, Anabela de Jesus
; Alvelos, Mafalda
; Afonso, Jorge M. P.
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/25763
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Stress; Avaliação cognitiva; Burnout; Cognitive appraisal; Estrés; Evaluación cognitiva
Descrição
Este estudo analisou três tópicos principais: i) a experiência de stress ocupacional e de burnout em professores do ensino superior; ii) observou a importância dos processos de avaliação cognitiva na experiência de stress e burnout; e iii) verificou as variáveis preditoras da experiencia de burnout, nomeadamente o papel preditivo do stress ocupacional e dos processos de avaliação cognitiva. O estudo incluiu 333 professores do ensino superior, aplicando-se medidas de stress ocupacional, avaliação cognitiva e burnout. Os resultados demonstraram: i) níveis acentuados de stress ocupacional e de burnout (principalmente ao nível da exaustão emocional); ii) os professores com uma avaliação mais negativa da profissão experienciaram maior stress e burnout; e iii) as dimensões de stress e de avaliação cognitiva revelaram-se significativas na predição da experiência de burnout (particularmente da exaustão emocional). Em conclusão, verificou-se que esta profissão é stressante, sendo importante incluir os processos de avaliação cognitiva em estudos futuros. This study examined three main topics: i) the experience of occupational stress and burnout
among university professors; ii) the importance of cognitive appraisal processes in the
experience of stress and burnout; and iii) the predictors of burnout, assuming as predictor
variables occupational stress and cognitive appraisal processes. The study included 333
professors working in a public university. The evaluation protocol included measures of
occupational stress, cognitive appraisal, and burnout. The results revealed significant levels of
occupational stress and burnout (particularly in the dimension of emotional exhaustion); ii)
teachers with a more negative evaluation of the professional activity experienced greater
stress and burnout; and iii) stress and cognitive evaluation dimensions assumed to be
important predictors of burnout (particularly in the dimension of emotional exhaustion). In
conclusion, it was found that this activity is very stressful and that future studies should
analyse in more detail the importance of cognitive appraisal processes. Este estudio examinó tres temas principales: i) la experiencia de estrés laboral y burnout en
profesores de educación superior, ii) tomó nota de la importancia de los procesos de
evaluación cognitiva de la experiencia de estrés y el agotamiento, y iii) los predictores de la
experiencia de burnout, a saber, el papel predictivo de estrés laboral y los procesos de
evaluación cognitiva. En el estudio participaron 333 profesores universitarios y fueron
administradas medidas de estrés laboral, burnout y evaluación cognitiva. Los resultados
mostraron: i) mejora de los niveles de estrés y agotamiento laboral (sobre todo a nivel de
agotamiento emocional), ii) profesores con una evaluación más negativa de la profesión
experimentaron un mayor estrés y agotamiento, y iii) las dimensiones del estrés y la
evaluación cognitiva fueron significativas en la predicción de la experiencia de burnout
(agotamiento emocional en particular). En conclusión, se encontró que este trabajo es
estresante y siendo importante incluyer la evaluación cognitiva en futuros estudios.