Author(s):
Silva, Álvaro Manuel Campos
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/25702
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Description
Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura A relação entre o campo da arquitectura e da cenografia no contexto actual, em que a
cenografia rompe com conceitos tradicionais de espaço cénico, é o tema proposto para esta tese
de Mestrado.
A cenografia é vista como prática experimental, de recurso a dispositivos cénicos
modulares e “portáteis” que estabelecem uma relação com os intérpretes, apelando à utilização
do seu corpo e interferindo no modo como estes vivenciam e comunicam com os dispositivos
cénicos. Estes dispositivos, devem funcionar como um espaço de interacção com o corpo que se
insere dentro de uma cena dramatúrgica, pois, esta relação entre dispositivo cénico e indivíduo
só resulta se existir estreita relação entre ambos. É efectivamente a utilização do dispositivo
cénico por parte do intérprete que dá sentido à cenografia, e que dá propensão aos objectos,
transformando-os em novas interpretações.
Neste sentido falar de uma nova realidade cenográfica significa falar de maior
flexibilidade em adaptar novas formas de construção (modular) a novos cenários e espaços. É
romper com a velha concepção de que cenografia existe só em espaços preparados e destinados
única e exclusivamente à peça teatral, espectáculo ou performance. Falar de cenografia segundo
esta nova realidade, significa falar de espaços multi-funcionais adaptados a realidades
aparentemente descontextualizadas aos olhos de quem nunca as vivenciou.
Por fim, falar de cenografia segundo esta concepção significa falar de representação
teatral em espaço público. Este espaço do quotidiano, do indivíduo, da sociedade, permite um
culminar de experiências e sensações, aonde os indivíduos acabam por ser actores num palco,
palco este, que possibilita o convívio, o confronto, a reflexão, a crítica e a memória de um lugar. The relationship between the field of architecture and set design in the current context, in
which the set design breaks traditional concepts of scenic space, is the theme proposed for this
Master thesis.
The scenery is seen here as experimental practice, the use of modular and "portable"
scenic devices establishing a relationship with the performers, calling the use of his body and
interfering with the way they live and communicate with scenic devices. These devices must
function as a space for interaction with the body which falls within a scene dramaturgical,
because this relationship between individual and scenic device only works if there is a close
relationship between them. It's actually using the scenic device by the interpreter that gives
meaning to set design, and giving propensity to objects, transforming them into new
interpretations.
In this sense, to speak of a new set design reality means talking more flexibility to adapt
new forms of construction (modular) to new environments and spaces. It is breaking with the old
idea that exists only in set design space prepared and intended solely to play, show or
performance. Talking about set design according to this new reality means speaking of multifunctional
spaces adapted to realities seemingly decontextualized whose eyes never experienced.
Finally, speaking of set design according to this conception of means theatrical speaking
in public space. This space of everyday life of the individual, society, allows a culmination of
experiences and sensations, where individuals end up being actors on a stage, this stage, which
allows the coexistence, confrontation, reflection, critics and the memory of a place.