Author(s):
Oliveira Júnior, Ailton Paulo de
; Fernandes, José António
; Neto, Gustavo Alves Caetano
; Prata, Alessandra Nepomuceno
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/25513
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Probabilidade; Geometria; Jogo; Ensino Médio
Description
A partir da utilização de conceitos da geometria e da ludicidade do jogo da roleta, foi desenvolvida uma sequência didática pensando em possibilitar aos alunos do Ensino
Médio uma melhor apreensão dos conceitos básicos da probabilidade. A opção pelo uso da geometria no ensino de probabilidade oferece ao estudante a oportunidade de rever alguns conceitos geométricos, que resgatem a construção do conhecimento matemático. A sequência foi aplicada a turmas do 3º ano do Ensino Médio de duas escolas estaduais em Minas Gerais, Brasil. Antes da aplicação da sequência didática, aplicamos um teste diagnóstico visando aferir o nível de conhecimento dos alunos acerca dos conceitos básicos de probabilidade. Posteriormente a aplicação da mesma sequência didática, aplicamos um teste final para comparar os resultados deste teste com o resultado do teste diagnóstico inicial. Por fim, aplicamos um questionário para saber o nível de aceitação dos alunos das atividades propostas. A realização de experimentos de probabilidade utilizando estratégias lúdicas, como o jogo da roleta, foi apreciada pelos alunos, identificado pelas declarações de aceitação das atividades, e contribuiu para uma aprendizagem significativa dos conceitos básicos da probabilidade indicados por um melhor resultado no teste final de conhecimento quando comparado aos conhecimentos iniciais.