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O ensino de probabilidade a partir da geometria para alunos do ensino médio : o...

Autor(es): Oliveira Júnior, Ailton Paulo de cv logo 1 ; Fernandes, José António cv logo 2 ; Neto, Gustavo Alves Caetano cv logo 3 ; Prata, Alessandra Nepomuceno cv logo 4

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/25513

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Probabilidade; Geometria; Jogo; Ensino Médio


Descrição
A partir da utilização de conceitos da geometria e da ludicidade do jogo da roleta, foi desenvolvida uma sequência didática pensando em possibilitar aos alunos do Ensino Médio uma melhor apreensão dos conceitos básicos da probabilidade. A opção pelo uso da geometria no ensino de probabilidade oferece ao estudante a oportunidade de rever alguns conceitos geométricos, que resgatem a construção do conhecimento matemático. A sequência foi aplicada a turmas do 3º ano do Ensino Médio de duas escolas estaduais em Minas Gerais, Brasil. Antes da aplicação da sequência didática, aplicamos um teste diagnóstico visando aferir o nível de conhecimento dos alunos acerca dos conceitos básicos de probabilidade. Posteriormente a aplicação da mesma sequência didática, aplicamos um teste final para comparar os resultados deste teste com o resultado do teste diagnóstico inicial. Por fim, aplicamos um questionário para saber o nível de aceitação dos alunos das atividades propostas. A realização de experimentos de probabilidade utilizando estratégias lúdicas, como o jogo da roleta, foi apreciada pelos alunos, identificado pelas declarações de aceitação das atividades, e contribuiu para uma aprendizagem significativa dos conceitos básicos da probabilidade indicados por um melhor resultado no teste final de conhecimento quando comparado aos conhecimentos iniciais.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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