Autor(es):
Gonçalves, Isabel Cristina Miranda
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/25505
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Exploração vocacional; Autoeficácia nos papéis de carreira; Lar de infância e juventude; Self-efficacy beliefs for career roles; Career exploration; Out-of-home care; 37.018.3
Descrição
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação) Analisou-se o desenvolvimento de carreira de jovens institucionalizados em
Lares de Infância e Juventude relativamente às dimensões da Exploração vocacional e
da Autoeficácia nos papéis de carreira. Os participantes foram 136 jovens (Midade =
16.20, DP = 2.19) que foram comparados com uma amostra de 184 jovens que vivem
com as famílias (Midade = 16.72, DP = 2.13). A Exploração vocacional foi avaliada
através do Inventário de Exploração Vocacional (CES; Stumpf, Colarelli & Hartman,
1983, versão adaptada por Taveira, 1997) e a Autoeficácia de carreira através do
Inventário de Crenças de Autoeficácia Relativamente aos Papéis de Carreira
(ICARPC; Vale, 1997). Foram realizadas análises de comparação de médias, análise de
relações e uma Manova. Verificou-se que o grupo institucionalizado revela menores
valores de Autoeficácia nos papéis de Trabalhador e Tempos livres e nas crenças de
Exploração que remetem para a Importância da posição preferida e Instrumentalidade
externa. Paralelamente, maiores níveis de Autoeficácia são preditores de maior stresse
relacionado com a Exploração vocacional. Com base nos resultados, são retiradas
implicações para a intervenção no âmbito da psicologia da carreira com esta população. The career development of foster care youth on the dimensions of Vocational
Exploration and Self-efficacy in career roles was analyzed. Participants were 136 foster
care young (Mage = 16.20, SD = 2.19) compared with a sample of 184 young people
living with their families (Mage = 16.72, SD = 2.13). The Vocational exploration was
assessed using Inventário de Exploração de Carreira (CES; Stumpf, Colarelli &
Hartman, 1983, version adapted by Taveira, 1997) and Self-efficacy through the
Inventário de Crenças de Autoeficácia Relativamente aos Papéis de Carreira
(ICARPC; Vale, 1997). The analyzes included comparison of means, analysis of
relations and a Manova. It was found that the institutionalized group revealed lower
levels of Self-Efficacy in Worker and Leisure role's, and also in beliefs of Exploration,
that refers to the importance of the preferred position and external Instrumentality.
Further, Career exploration was lower for young living out-of-home in exploration
beliefs preferred position Importance and external Instrumentality which are related.
In parallel, higher levels of Self-efficacy are predictors of stress related to career
exploration. Based on the results, implications are drawn for intervention in the
psychological career with this population.