Autor(es):
Silva, Maria Madalena Sequeira de Miranda Baptista da
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/25504
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Prosódia; Leitura prosódica; Compreensão leitora; Prosody; Reading prosody; Reading comprehension
Descrição
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação) Neste estudo longitudinal, com quatro medidas repetidas no tempo e uma amostra de 98
participantes, estuda-se a evolução da leitura prosódica ao longo do segundo e terceiro ano de
escolaridade, o papel da prosódia na compreensão leitora e a ponderação relativa da prosódia
e da velocidade leitora na compreensão leitora. Os resultados de um modelo de crescimento
multinível evidenciam uma evolução gradual da leitura prosódica, com uma aceleração
notória do segundo para o terceiro momento de avaliação, seguida de uma desaceleração do
terceiro para o quarto momento. Nestes sujeitos as diferenças inter-individuais na linha de
base da prosódia nem sempre condicionam o desempenho dos participantes. Regressões
lineares simples revelam que nos quatro momentos de avaliação a dimensão construção
frásica/expressividade prediz significativamente a compreensão leitora. Análises de
correlação parcial mostram que uma vez controlada a velocidade de leitura, a contribuição
única da prosódia se torna residual. Os resultados sugerem que a prosódia emerge da
automatização do processo de descodificação, parecendo não se justificar, pelo menos até ao
3.º ano de escolaridade, o ensino direto desta competência. This longitudinal study, with four repeated measures over time and a sample of 98
students, sought to study the evolution of reading prosody over grades 2 and 3, the role of
prosody on reading comprehension, and the relative weight of prosody and reading speed on
reading comprehension. The results of a multilevel growth model show a steady progress of
reading prosody over time. However there’s a faster increase of prosody from the second to
the third moment of evaluation, and a smaller increase from the third to the fourth moment.
For our subjects the inter-individual differences in prosody’s baseline do not affect the
performance of the students in every case. Simple linear regressions show that the dimension
“phrasing/expression” significantly predicts reading comprehension in every moment of
evaluation. Partial correlation analysis show that when reading speed is accounted for, the
unique contribution of prosody to reading comprehension becomes marginal, except for the
third moment. The results suggest that prosody arises from the automaticity of reading.
Therefore it may be useless to explicitly teach prosody at least till third grade.