Detalhes do Documento

Uma estratégia de ensino de estatística no 7º ano de escolaridade

Autor(es): Fernandes, José António cv logo 1 ; Júnior, Ailton Paulo de Oliveira cv logo 2 ; Vasconcelos, António Pereira de cv logo 3

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/25496

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Estratégia de ensino; Estatística; Alunos do 7º ano


Descrição
O recente aprofundamento do ensino da Estatística em muitos países, entre os quais se encontra Portugal, releva a importância da realização de estudos sobre o seu ensino, em particular as suas estratégias. Em consonância, neste estudo apresenta-se, implementa-se e avalia-se uma estratégia de ensino do tema de Estatística numa turma do 7º ano de escolaridade, na qual os alunos trabalhararam um projeto estatístico, recorrendo ao uso de teconologia, especificamente à folha de cálculo Excel, trabalhando em pares e participando de discussões no grupo-turma que se configura como a socialização dos resultados obtidos por cada um dos grupos para toda a turma. Em termos da avaliação dos alunos, em geral, a estratégia foi muito bem aceita por eles quanto á utilização da folha de cálculo e o trabalho em pares, enquanto que nas discussões no grupo-turma alguns alunos se sentiram retraídos em participarem.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia