Autor(es):
Almeida, Ricardo Manuel Ferreira de
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/25333
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Tese de doutoramento em Sociologia Falar de teatro por vezes é inútil, tão inútil como a sua arte. Se virmos bem, nesta
sociedade predominantemente tecnológica, o seu exercício não produz nada de
palpável e por vezes é economicamente pouco rentável. Efémero, extingue-se no
tempo e no espaço. Quando estas duas dimensões se apagam, resta apenas a
memória e o que se conta a quem não viu, o resultado de uma bricolage de
sentidos, emoções e ópticas.
Este texto teve como objectivo configurar um assunto que raramente mereceu
destaque entre a panóplia de estudos que se fazem em redor do universo teatral: o
teatro amador, representativo do paroxismo da força de fazer chorar ou rir, porque
não é encanado pelo exercício disciplinado das emoções. Ali perdura a emoção
sem pudor de se fazer notar, o riso que se enfaixa no riso do outro, se liberta de
toda a formalidade sugerida por uma moral burguesa e reconhece o olhar cúmplice
do vizinho. Durante os quatro anos que durou o período de investigação gerador deste texto,
foi conduzido um estudo no terreno junto de oito grupos de teatro amador do
distrito de Vila Real, procurando captar as suas formas de organização social
colectiva e desvendar onde elas radicam, com os objectivos de perceber sobre que
base se constrói a performance individual, que modelos estéticos assistem à
escolha e produção de obras artísticas e quais são os fundamentos que explicam a
acção colectiva. Foram indagadas dimensões de vivência grupal que passaram pela
observação dos momentos de lazer dos referidos grupos, seus hábitos e costumes,
suas discussões, seus mapas mentais, seu ethos, enfim, sua cultura, pois julgamos
ser este um dado fundamental para a compreensão do seu lebenswelt: a
percepção e entendimento de si e do mundo, estudando a relação entre indivíduo e
cultura na tentativa de compreender a sua experiência subjectiva, enquanto
elementos significativos componentes de um sistema mais vasto. Neste sentido,
traçamos uma linha que intentou decifrar que relações existem entre um ambiente
sociocultural, influente na socialização dos indivíduos, e qual a sua força na
elaboração e sedimentação de práticas e visões do mundo. No fundo, o que se pretendeu entender e explicar foi a forma como os
condicionalismos macro-sociais interferem nos modelos de organização social das
colectividades e grupos organizados de pequena dimensão, empregando como
modelo de análise a relação dinâmica entre as estruturas socializadoras do Estado
Novo que, numa gama de intervenções sobre o concreto, influíram sobre os lazeres
e nomeadamente sobre o teatro, munidos de perspectivas políticas e estéticas que
fizeram escola. Cremos que esta interferência foi decisiva sobre as formas de
organização pouco solidificadas, empregando como exemplo os grupos de teatro
amador e, provavelmente, ainda exerce influência sobre o conjunto das práticas
sociais relativas a dimensões lusitanas como a economia, a política, a participação
social e, no nosso caso, o teatro.
Por fim, esta tese, além de representar o resultado de uma investigação, não pode
deixar de ser um tributo aos heróis esquecidos, aos amantes sanguíneos do teatro,
que se entregam ao palco depois do trabalho anónimo de cada dia e confundem a
sua vida com a história da instituição que representam. É um trabalho nostálgico,
confessamos. Mas é também uma faina séria e honesta, representa o esforço de
uma vida. Talking about theater is sometimes useless, as useless as his art. If you look well, in
this predominantly technological society, his exercise does not produce anything
tangible and sometimes is economically unprofitable. Ephemeral, extinguished in
time and space. When these two dimensions are erased, there is only remaining
memory and the account who has not seen, the result of a bricolage of senses,
emotions and optics.
This text aimed to set up a subject that rarely was highlighted among the panoply of
studies around the theatrical universe: the amateur theater, representative of
paroxysm of strength to cry or laugh, because it is not piped through the disciplined
exercise of emotions. There, endures the unshamed emotion, the laughter of the
other, freed from all formality suggested by a bourgeois morality.
During the four years of the period of investigation generator of this text, we
conducted a field study with eight amateur theater groups in the district of Vila Real-
Portugal, trying to capture their forms of social organization and collective unravel
where they are rooted, with aims to understand on what basis is constructed
individual performance, understand the aesthetic models that assist the selection
and production of artistic works and what are the reasons that explain collective
action. Were surveyed dimensions of group experience that went through
observation of leisure time of those groups, their habits and customs, their
discussions, their mental maps, their ethos, in short, their culture, because we think structures of the “Estado Novo” that socializing in a range of interventions on the
concrete, influenced particularly on leisure and on the theater, armed with political
and aesthetic perspectives that made school. We believe that this interference was
decisive on the forms of organization somewhat solidified, using as an example the
amateur theater groups and, probably, also influences the set of social practices
relating to Lusitanian dimensions such as economics, politics, social participation
and in our case, theater.
Finally, this thesis also represents the result of an investigation, cannot fail to be a
tribute to the forgotten heroes, lovers of theater, who surrender to the stage after
the anonymous work each day and confuse his own life with the history of the
institution they represent. It is a nostalgic work, we confess. But it is also a serious
and honest toil, represents the effort of a lifetime.