Autor(es):
Loureiro, Hugo Sá Lemos Sotto-Mayor
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/25277
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º ciclo
do Ensino Básico e no Ensino Secundário Este relatório de Estágio Profissional incide sobre um Projeto de Intervenção
Pedagógica Supervisionada realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Biologia e
Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
As questões relacionadas com a educação para a sexualidade são hoje-em-dia
preocupações presentes na sociedade portuguesa e nas políticas educativas e de saúde.
Sendo assim, o tema escolhido para este projeto foi “Educação Sexual”. Este projeto
teve como principais objetivos promover a (re)construção do conhecimento sobre
DST/IST e quais os métodos contracetivos mais indicados para as prevenir, permitir
que os adolescentes tomem decisões informadas e seguras no campo da sexualidade e
consciencializar acerca dos efeitos nefastos de uma vida sexual não saudável.
Foram envolvidos 25 alunos de uma turma de 10º ano (14-16 anos de idade), tendo
sido adotadas diferentes estratégias de maneira a possibilitar o alcance dos objetivos,
tais como: atividades extracurriculares, atividades disciplinares e atividades
transdisciplinares, perfazendo uma totalidade de 12 blocos de 90 minutos. Foi ainda
realizado um pré-teste (diagnóstico) e um pós-teste (avaliação final) idênticos entre si,
de modo a medir a evolução ocorrida ao longo da implementação do projeto.
A avaliação do projeto é positiva, tendo ocorrido um desenvolvimento notável entre
as respostas corretas obtidas antes e depois da concretização do mesmo. A avaliação
final feita pelos principais participantes (alunos) foi muito boa e mostrou que os alunos
se sentiram bem durante as sessões e que o projeto contribuiu para uma melhor
informação e para um melhor esclarecimento das questões ligadas à Educação Sexual.
Os alunos valorizam, também, as diferentes e diversificadas estratégias utilizadas na
abordagem desta temática, tendo sido as mais apreciadas a escrita de poemas em
Português, a ida ao teatro e os jogos didáticos. No entanto, seria necessário alargar o
tamanho da amostra e a duração da intervenção de modo a obter melhores resultados e
legitimar a sua generalização.
Estes dados fazem crer que uma abordagem à Educação Sexual extrapolando as
barreiras impostas pelas disciplinas e seguindo um caminho menos rígido e hierárquico
(Barros & Ribeiro, 2012) é vista de uma forma muito positiva pelos adolescentes e que
pode ser, certamente, um caminho e um ideal a seguir no futuro desta área. This report focuses on a Supervised Pedagogical Intervention Project performed
under the Master in Teaching of Biology and Geology in the 3rd Cycle of Basic
Education and Secondary Education.
Issues related to sexuality education are actual concerns in Portuguese society and in
education and health policies. So, the theme chosen for this project was "Sex
Education". This project had as main objectives to promote the (re)construction of
knowledge about STD/STI and which contraceptives methods are best suited to prevent
them, allow teens to make informed and secure decisions in the field of sexuality and
aware on the adverse effects of a non-healthy sex life.
There were involved 25 students from a class of 10th grade (14-16 years old) and
different strategies were adopted in order to enable the achievement of the objectives,
such as: extracurricular activities, disciplinary activities and transdisciplinary activities,
making a total of 12 blocks of 90 minutes. It was also applied a pre-test (diagnosis) and
a post-test (final evaluation) identical to each other in order to measure changes that
occurred during the implementation of the project.
The project assessment is positive, having been a notable development between the
correct answers obtained before and after the implementation of the project. The final
assessment made by the major participants (students) was very good and showed that
students felt well during the sessions and that the project contributed to a better
information and a better clarification of issues related to sexual education. Students
appreciated, also, the different and diverse strategies employed when addressing this
issue, having been the most appreciated the writing of poems in Portuguese, going to
the theater and didactic games. However, it would be necessary to expand the sample
size and the duration of the intervention in order to achieve better results and legitimize
its generalization.
These data make me believe that an approach to sexual education extrapolating the
barriers imposed by disciplines and following a path less rigid and hierarchical (Barros
& Ribeiro, 2012) is viewed in a very positive way by adolescents and that it can
certainly be one way and ideal to follow in the future of this area.
Tipo de Documento
Dissertação de Licenciatura
Idioma
Português
Orientador(es)
Precioso, José; Lima, Manuela Costa Fonte