Author(s):
Martins, Ângela Sofia Castro
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/25271
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Description
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário No âmbito da Unidade Curricular “Estágio Profissional” do Mestrado em Ensino de
Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, foi realizado um
Projeto de Intervenção Pedagógica, sobre o qual se incide este relatório.
Este Projeto, na área da Educação para a Saúde, teve como principal objetivo promover
os conhecimentos dos alunos sobre os cuidados a ter com o aparelho circulatório, visando a
tomada de consciência da importância de se adotarem e evitarem determinados
comportamentos, promovendo assim estilos de vida saudáveis.
Nesta intervenção educativa teve lugar a visualização de um vídeo documentário, com a
finalidade de sensibilizar e consciencializar os alunos sobre os perigos que uma alimentação
desregrada pode causar na saúde e bem-estar do nosso organismo.
Antes da intervenção educativa, executada em sala de aula, os alunos da turma onde
implementei o projeto realizaram um pré-teste de modo a diagnosticarem-se os seus
conhecimentos prévios sobre as doenças que afetam o aparelho circulatório e os cuidados a ter
com o mesmo. No final da intervenção, estes alunos realizaram um pós-teste (igual ao pré-teste)
de modo a verificar-se a evolução nos seus conhecimentos e o impacte da intervenção. Tendo
esta turma se constituído como grupo experimental do projeto, foi usada, como grupo de
controlo, uma outra turma de 9.º ano, selecionada aleatoriamente. Os alunos da turma de
controlo responderam de igual forma ao pré-teste e ao pós-teste, a fim de se compararem
posteriormente os resultados de ambos os grupos.
A partir dos resultados obtidos constatou-se uma evolução no sentido de uma melhoria dos
conhecimentos dos alunos sobre os cuidados a ter com o aparelho circulatório, tendo-se
verificado diferenças estatisticamente significativas entre o grupo de controlo e o grupo
experimental, onde este último se destacou pela positiva. Contudo, para se obterem melhores
resultados e se generalizarem as conclusões, seria necessário aumentar o tamanho da amostra,
bem como a duração da intervenção. As part of the curricular unit “Professional Internship” in the Master Programme in
Biology and Geology Teaching at 3rd grade of elementary school and middle school, a Project in
Pedagogical Intervention has been made, on what this report focus.
This project, in the area of Education for Health, has as its main goal to promote the
student’s knowledge on caring with their circulatory system, in order to bring awareness of the
importance of having a certain kind of behaviours, as well as avoiding certain ones, thus,
promoting healthy lifestyles.
This educational intervention had also a video documentary with the purpose of sensitize
and give awareness on the danger of bad eating habits on students’ health and well-being.
Before the educational intervention in the classroom, the student’s on whom I
implemented the project, realized a pre-test with the purpose of diagnose their previous
knowledge on circulatory system disease’s as well as its’ care. By the end of the intervention,
these students took a post-test (the same as the pre-test) so that the evolution of their knowledge
and the impact of the intervention could be seen. These students were the experimental group in
this project, and another 9th grade classroom used as the control group, was selected by random.
The control group students’ were given the same pre-test and post-test, in order to compare the
results of both groups, in the end.
From the results obtained, it was verified an evaluation towards an improvement on
student’s knowledge on caring about the circulatory system, having found statistically significant
differences between the control group and the experimental group, that stood out positively.
However, in order to obtain better results and being able to generalize the findings, it would be
necessary a bigger sample and a longer time of intervention.