Document details

Educação para a saúde e promoção de conhecimentos sobre os cuidados a ter com o...

Author(s): Martins, Ângela Sofia Castro cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/25271

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho


Description
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário No âmbito da Unidade Curricular “Estágio Profissional” do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, foi realizado um Projeto de Intervenção Pedagógica, sobre o qual se incide este relatório. Este Projeto, na área da Educação para a Saúde, teve como principal objetivo promover os conhecimentos dos alunos sobre os cuidados a ter com o aparelho circulatório, visando a tomada de consciência da importância de se adotarem e evitarem determinados comportamentos, promovendo assim estilos de vida saudáveis. Nesta intervenção educativa teve lugar a visualização de um vídeo documentário, com a finalidade de sensibilizar e consciencializar os alunos sobre os perigos que uma alimentação desregrada pode causar na saúde e bem-estar do nosso organismo. Antes da intervenção educativa, executada em sala de aula, os alunos da turma onde implementei o projeto realizaram um pré-teste de modo a diagnosticarem-se os seus conhecimentos prévios sobre as doenças que afetam o aparelho circulatório e os cuidados a ter com o mesmo. No final da intervenção, estes alunos realizaram um pós-teste (igual ao pré-teste) de modo a verificar-se a evolução nos seus conhecimentos e o impacte da intervenção. Tendo esta turma se constituído como grupo experimental do projeto, foi usada, como grupo de controlo, uma outra turma de 9.º ano, selecionada aleatoriamente. Os alunos da turma de controlo responderam de igual forma ao pré-teste e ao pós-teste, a fim de se compararem posteriormente os resultados de ambos os grupos. A partir dos resultados obtidos constatou-se uma evolução no sentido de uma melhoria dos conhecimentos dos alunos sobre os cuidados a ter com o aparelho circulatório, tendo-se verificado diferenças estatisticamente significativas entre o grupo de controlo e o grupo experimental, onde este último se destacou pela positiva. Contudo, para se obterem melhores resultados e se generalizarem as conclusões, seria necessário aumentar o tamanho da amostra, bem como a duração da intervenção. As part of the curricular unit “Professional Internship” in the Master Programme in Biology and Geology Teaching at 3rd grade of elementary school and middle school, a Project in Pedagogical Intervention has been made, on what this report focus. This project, in the area of Education for Health, has as its main goal to promote the student’s knowledge on caring with their circulatory system, in order to bring awareness of the importance of having a certain kind of behaviours, as well as avoiding certain ones, thus, promoting healthy lifestyles. This educational intervention had also a video documentary with the purpose of sensitize and give awareness on the danger of bad eating habits on students’ health and well-being. Before the educational intervention in the classroom, the student’s on whom I implemented the project, realized a pre-test with the purpose of diagnose their previous knowledge on circulatory system disease’s as well as its’ care. By the end of the intervention, these students took a post-test (the same as the pre-test) so that the evolution of their knowledge and the impact of the intervention could be seen. These students were the experimental group in this project, and another 9th grade classroom used as the control group, was selected by random. The control group students’ were given the same pre-test and post-test, in order to compare the results of both groups, in the end. From the results obtained, it was verified an evaluation towards an improvement on student’s knowledge on caring about the circulatory system, having found statistically significant differences between the control group and the experimental group, that stood out positively. However, in order to obtain better results and being able to generalize the findings, it would be necessary a bigger sample and a longer time of intervention.
Document Type Bachelor Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Precioso, José; Amoêda, Sandra Maria da Costa
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents

No related documents


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU