Author(s):
Resende, Pedro Alexandre de Oliveira
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/25261
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Estágio; Ensino; Educação física; Motivação; Traineeship; Teaching; Physical education; Motivation
Description
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física no Ensino Básico e Secundário Este relatório pretende ser um documento reflexivo e ilustrativo da atividade desenvolvida
durante a Prática de Ensino Supervisionada. Segundo Schön (1987), as aprendizagens mais
significativas e duradouras são as que decorrem de experiências concretas e da experimentação
ativa, implicando o envolvimento direto dos formandos em atividades e contextos reais de
trabalho. Assim, são exploradas as vivências de Estágio, bem como os objetivos definidos e as
metas alcançadas, as dificuldades, os problemas, as estratégias de superação e as principais
reflexões daí emergentes numa perspetiva construtora da formação enquanto docente.
Procurando uma perspetiva biográfica, ecológica e desenvolvimentalista do aprender a
ensinar, este documento encontra-se dividido em cinco partes fundamentais.
A primeira parte consiste na caracterização geral do estágio e é apresentada a
pertinência da realização de um relatório e um enquadramento pessoal. Na segunda parte é
realizado um enquadramento da prática profissional, quer a nível institucional, quer a nível
funcional. Neste ponto apresentamos o plano geral de intervenção, onde estão contemplados os
objetivos, estratégias de conceção, planeamento e realização e avaliação do ensino, sempre
justificando a sua relevância à luz do contexto e da literatura. A terceira parte é o resultado da
reflexão das vivências sobre a organização e gestão de atividades realizadas pelo núcleo de
estágio e pelo departamento de expressões, a participação na escola e a relação com a
comunidade. Na quarta parte são apresentadas e discutidas as conclusões do projeto de
investigação, que tem por tema a “Orientação motivacional dos objetivos de realização nas Aulas
de Educação Física. Estudo comparativo entre ciclos de ensino de uma Escola Pública e
Privada”. Por fim, a quinta parte corresponde à sistematização das considerações finais.
Novos saberes, novos papéis, uma maior autonomia e um maior sentido de
responsabilidade são alguns dos desafios e exigências retratados neste relatório. The purpose of this report is to be a document that reflects and illustrates the activity
developed during the Supervised Teaching Practice. According to Schön (1987), meaningful and
lasting learnings are those that come from specific experiences and active experimentation,
which implies direct involvement of students in activities and real work. So, the experiences of
traineeship, its goals, achievements and difficulties are explored, as well as the problems, the
strategies for overcoming these problems and the main reflections attached, in a training
construction outlook as teachers.
This document is divided into five mains sections, in an attempt to give a biographical,
ecological and developmental perspective in learning to teach.
The first part consists of a traineeship general characterization, where the main objective
is to show the relevance of making a report and a personal framework. In the second part a
professional practice framework is created, both on an institutional and functional level. Here we
present the general plan of intervention, where are included the objectives, conception strategies,
planning, implementation and teaching evaluation, always justifying its relevance bearing in mind
the context and literature. The third part is the result of the experiences reflection about the
activities arrangement and management, carried out by traineeship and expressions department,
the participation in school and the relationship with the community. The conclusions for the
research project are presented and discussed in the fourth part, with the theme "Achievement
goals for motivational orientation in physical education classes. Comparative
study between teaching cycles in a public and private school". Finally, the fifth part addresses to
the systematization of final considerations.
New knowledge, new roles, greater autonomy and a greater sense of responsibility are
some of the challenges and requirements depicted in this report.