Autor(es):
Martins, Sara Margarida Cunha
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/25194
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Sistema de recompensa; Recompensas totais; Recompensas preferidas; Reward system; Total rewards; Preferred rewards
Descrição
Dissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos A presente investigação centra-se no estudo das recompensas num grupo de colaboradores do
setor privado português, baseando-se numa perspetiva de recompensas totais. Especificamente,
pretende-se conhecer o quanto os colaboradores se sentem recompensados pelas organizações
em que colaboram, identificar as principais recompensas recebidas pelos colaboradores e
compreender quais são as suas recompensas preferidas. O estudo baseou-se no modelo de
recompensas totais da WorldatWork (2007) e em dados obtidos em entrevistas exploratórias.
Os modelos de recompensas totais valorizam uma ampla variedade de recompensas
que estão ao dispor das organizações e enfatizam que as recompensas podem consistir em
todos os aspetos que contribuem para que os colaboradores se sintam valorizados pelas
organizações. Estes modelos quando desenvolvidos pelas organizações favorecem um conjunto
de processos organizacionais.
O estudo carateriza-se por uma abordagem exploratória e quantitativa. O instrumento de
recolha de dados utilizado e desenvolvido foi um questionário online, permitindo obter 485
respostas. A análise dos dados revelou um nível de recompensação insatisfatório. Entre as
recompensas mais recebidas encontram-se: o bom ambiente de trabalho, a facilidade no acesso
às chefias, a flexibilidade na gestão das férias, o ordenado base e o pagamento de obrigações
legais por parte da organização. Os resultados revelaram que os colaboradores privilegiam uma
variedade e quantidade de recompensas superior às que recebe, das quais se destacam: o bom
ambiente de trabalho, a comunicação frequente por parte dos responsáveis e por parte dos
colaboradores, o feedback do desempenho, o ordenado base, o orgulho pela pertença à
empresa, o pagamento de obrigações legais e a segurança no posto de trabalho. Estes
resultados contribuem para um melhor conhecimento das preferências dos colaboradores e
consistem num instrumento útil de apoio às organizações e profissionais de Recursos Humanos. This research focuses in the rewards study in a group of employees in the Portuguese
private sector, based on a perspective of total rewards. Specifically, it aims to know how much
rewards employees feel, to identify the main rewards employees received, as well as to
understand which are their preferred rewards. This study was based on WorldatWork Total
Rewards Model (2007) as well as in data obtained from exploratory interviews.
Total rewards models appreciate a wide variety of rewards, which are available to
organizations and emphasize that rewards can consist in all aspects that contribute to employees
to feel recognized by organizations. When developed by organizations, these models promote a
set of organizational processes.
The study follows an exploratory and quantitative approach. Data was collected using an
online questionnaire and 485 responses were obtained. Analysis date revealed an unsatisfactory
level of rewarding. Among the received rewards we can find: a good working environment, easy
access to chiefs/managers, holidays flexibility management, base salary, legal obligations
payment. Results revealed that employees prefer more rewards than the ones they receive.
Among the main preferred ones are: a good working environment, frequent communication by
responsible and by employees, performance feedback, base salary, proud of belonging to
company, legal obligations payment, and workplace safety. These results contribute to a better
understanding of the preferred rewards of employees and consist in a useful tool to support
organizations and HR professionals.