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Conceções de alunos de 9º e 11º anos sobre protetor solar e seu modo de funcion...

Autor(es): Marques, Diana Raquel cv logo 1 ; Leite, Laurinda cv logo 2

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/25187

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
Publicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga : Universidade do Minho, 2013. ISBN : 978-989-8525-22-2" Uma adequada educação em ciências pode contribuir para uma desejável educação para a cidadania. Para tal, os alunos deverão adquirir conhecimentos que lhes permitam agir de forma fundamentada face a assuntos socio-científicos atuais, como é o caso de questões relacionadas com a saúde pública, designadamente com a proteção da pele face à radiação ultravioleta, utilizando protetor solar. Este estudo teve como objetivo comparar as conceções de alunos do 9º (n=135) e 11º anos (n=135), das áreas urbana, litoral ou rural, sobre o conceito de protetor solar e o seu modo de funcionamento. A análise dos dados recolhidos por questionário mostram que: a maioria dos alunos apresentou definições incompletas de protetor solar e desconhece o modo como funciona um protetor solar; os conhecimentos dos alunos parecem não depender do ano de escolaridade nem da área geográfica em que residem. Implicações destes resultados para o ensino e a formação de professores de ciências serão discutidas.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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