Author(s):
Vieira, Margarida
; Carvalho, Graça Simões de
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/24974
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Diário alimentar; Adolescentes; Hábitos alimentares; Programa educativo
Description
Na escola, as crianças e os adolescentes aprendem sobre conceitos de hábitos alimentares saudáveis e até sabem o que são, mas a realidade mostra que não assumem uma prática baseada nesses conceitos. Como não os aplicam na sua vida diária, o resultado traduz-se numa escalada exponencial de prevalência de excesso de peso e obesidade nestas faixas etárias. De modo a alterar este padrão comum e atual, e assim contribuir para solucionar uma questão de impasse, procurou-se investigar sobre estratégias eficazes e fatores facilitadores para que se pudessem observar alterações positivas nos comportamentos alimentares das crianças, suportadas por uma metodologia que possa vir a ser reproduzida e multiplicada. Assim, implementou-se o programa educativo denominado “Planear Saúde na Escola” com adolescentes do 6º ano de escolaridade, durante um ano letivo completo. A partir de 20 temas propostos, os alunos selecionaram 8 temas que foram trabalhados em 8 módulos formativos ao longo do ano letivo. Nos três dias que se seguiram a cada módulo, os alunos fizeram um Diário Alimentar (DA) individual com registos daquilo que comeram e beberam diariamente, constituindo uma fonte privilegiada da recolha de dados, demonstrando que o DA, apesar de ter sido considerado fastidioso pelos adolescentes, teve uma elevada taxa de execução no que respeita à entrega/recolha dos diários, com uma adesão positiva dos adolescentes no registo dos mesmos e durante um período relativamente longo, o que permitiu monitorizar os efeitos dos diferentes módulos de formação e a intervenção do programa “Planear Saúde na Escola” no seu todo.