Autor(es):
Sousa, Cirilo
; Correia, Isabel
; Silva, Sónia
; Ventura, Tiago
; Pereira, Beatriz Oliveira
; Carvalho, Graça Simões de
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/24964
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Educação Física; NEE; Inclusão
Descrição
A inserção dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) nas escolas regulares é tema de muita discussão e estudo, pois é um assunto bastante controverso e sensível. As escolas devem ser inclusivas, adotando uma pedagogia centrada na criança e indo de encontro às suas necessidades, respeitando assim as suas diferenças sem discriminação. Muitas destas escolas não se encontram preparadas, especialmente pela falta de formação nesta área dos profissionais (docentes, auxiliares, etc.), ou pelo desinteresse, falta de recetividade e sensibilidade dos mesmos. A maioria destas crianças encontra-se em unidades de ensino estruturado, frequentando apenas as aulas de carater mais prático (Educação Física, E.V.T, etc.) inseridas na sua turma.
Com este projeto pretende-se estudar a forma como estas crianças se inserem nas aulas de Educação Física e se relacionam com os seus pares, professores e auxiliares. É importante verificar se a Educação Física contribui para uma inclusão, de forma a proporcionar a estas crianças um ambiente propício de aprendizagens. Pretende-se verificar se estes alunos estão motivados nas aulas desta disciplina e quais são as dificuldades que os profissionais encontram para a sua integração.
Para o efeito serão realizadas entrevistas a alunos com e sem NEE, de ambos os sexos, do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e professores de Educação Física e do Ensino Especial de uma escola de Braga. Além deste estudo de caso, serão enviados questionários a professores de Educação Física e Ensino Especial de algumas escolas de diferentes regiões do país, de modo a se obter uma amostra numerosa e verificar se existem diferenças entre as várias regiões do país sobre este tema.