Author(s):
Silva, Pedro Martins da
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/24951
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Internacionalização; Indústria têxtil e de vestuário; Redes de relacionamento; Capacidades dinâmicas; Internationalization; Textile and clothing industry; Social networks; Dynamic capabilities
Description
Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica Os estudos realizados no âmbito da internacionalização das empresas mostram que,
quer as redes de relacionamento como as capacidades dinâmicas têm vindo a ganhar uma
crescente importância.
De facto, e no que concerne às redes de relacionamento, estas são vistas, como fonte
de recursos e capacidades, que as empresas necessitam de possuir, para sobreviverem nos
mercados internacionais. Quanto às capacidades dinâmicas, de ordem explorativa e exploratória,
as mesmas permitem à empresa, desenvolver os seus produtos e mercados atuais, bem como
apresentar novos produtos e explorar novos mercados, respetivamente.
Em relação à indústria têxtil e de vestuário, esta assume-se como uma indústria
exportadora, encontrando nos mercados externos a forma de ultrapassar as dificuldades criadas,
pela crise financeira atual.
Neste sentido, através de uma metodologia quantitativa, mais concretamente um
método de pesquisa tipo survey, foram enviados questionários, para uma amostra aleatória,
constituída por 500 empresas da indústria têxtil e de vestuário.
O objetivo é perceber a relação existente entre as redes de relacionamento e as
capacidades dinâmicas, explorativas e exploratórias, nas empresas pertencentes à indústria têxtil
e vestuário portuguesa.
Os resultados suportam a maior parte das hipóteses de investigação do estudo, em
especial aquelas que assentam na relação entre as redes de relacionamento e as capacidades
explorativas de mercado e exploratórias de mercado.
Assim, as redes de relacionamento e as capacidades dinâmicas apresentam-se como
fatores importantes para o sucesso das empresas nos mercados internacionais. The studies conducted in the context of the internationalization of the companies show
that both networks, as dynamic capabilities, have been gaining increasingly importance.
In fact, and regarding to social networks, these are seen as a source of resources and
capabilities that companies need to possess, in order to survive in the international markets.
Regarding to the dynamic capabilities, such as exploitative and explorative, these allow the
company, to develop their actual products and markets, and also, to present new products and
explore new markets.
In relation to the textile and clothing industry, this assumes as an export industry, finding
in the external markets, a way to overcoming the difficulties derived from the actual financial
crisis.
Therefore, through a quantitative methodology, more specifically a survey research
method, were sent questionnaires to a random sample, constituted by 500 companies of the
Portuguese textile and clothing industry,
The main objective is to understand the relationship between, the networks and the
dynamic capabilities, exploitative and explorative, in the companies that belong to the Portuguese
textile and clothing industry.
The results support the major part of the research questions, presented before, in
particular, those related with the relation between the networks and the exploitative market and
explorative market capabilities.
Thus, social networks and dynamic capabilities, present themselves, as important factors
to the success of the companies in the international markets.