Autor(es):
Mendes, Maria da Conceição Barbosa Rodrigues
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/24888
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Tese de doutoramento em Ciências da Educação
(área de especialização em Organização e Administração Escolar) Esta tese aborda a avaliação institucional na Universidade Agostinho
Neto (UAN), de Angola, enquanto prática emergente, convocando teorias de
análise organizacional cujos pressupostos permitiram descortinar os seus
contornos, perceber as suas lógicas e significados. O trabalho foi construído
com base numa hermenêutica sustentada nas perceções que os atores
conferem às suas práticas, sob lentes direcionadas para a captação das
facetas burocrática, política e institucional da avaliação. Este quadro teórico de
análise induziu reflexões sobre a natureza do processo avaliativo, suas
finalidades e âmbito, bem como as interações dos seus atores e os seus
efeitos na ação organizacional.
Os argumentos procuram problematizar as lógicas subjacentes às
práticas avaliativas e às tendências da avaliação que é encarada como um
processo que se deixa penetrar por lógicas de conformidade, de dissenso e
negociação e, também, de legitimação e simbolismo. As razões da pouca
contemporaneidade da avaliação no contexto do ensino superior em Angola,
particularmente da UAN, constituíram elementos da referida problematização.
Ao captar-se o sentido da avaliação através desta tríade analítica, foi possível
caraterizar a avaliação institucional na UAN através das perceções de atores
organizacionais internos e externos, sem perder de vista a contextualidade. A avaliação é concebida como um processo necessário face à
exigência de assegurar a qualidade educativa com a qual o órgão de tutela e a
própria UAN pretendem resgatar a credibilidade social da universidade e do
ensino superior em Angola. Daqui decorre o reconhecimento da importância da
avaliação institucional como mecanismo de pilotagem do desenvolvimento da
UAN, como forma de melhoria dessa qualidade educativa e, também, como
instrumento de regulação por parte do órgão de tutela.
Porém, ao nível da UAN, nem sempre existe uma compreensão correta
sobre a essência da avaliação, seus procedimentos e efeitos, especialmente
quando os atores envolvidos nem sempre participaram nos processos
decisórios a ela inerentes. Por esta razão, considera-se precoce a
implementação imediata da avaliação institucional, sob pena de a mesma não
produzir os efeitos esperados, embora se reconheça a sua imprescindibilidade. This thesis addresses the institutional assessment at Agostinho Neto
University (UAN) of Angola, while emerging practice, calling theories of
organizational analysis whose assumptions shed light on its contours and
understand their logic and meaning. The work was constructed based on a
hermeneutic sustained in perceptions that actors give to their practices under
lenses directed to capture the bureaucratic, political and institutional facets of
the assessment process. This theoretical analysis set did generate reflections
on the nature of the assessment process, its purpose and scope, as well as the
interactions of its actors and its effects on organizational action.
The arguments seek to problematize the underlying logics of the
assessment practices and the evaluating trends that is seen as a process that
leaves penetrate logical compliance, dissent and negotiation and also of
legitimation and symbolism. The reasons for the low contemporary of the
evaluation in the context of higher education in Angola, particularly the UAN,
were elements of that questioning. When taking up the meaning of the
evaluation through that analytical triad, it was possible to characterize the
institutional assessment in UAN through the perceptions of organizational
internal and external actors, without losing the contextuality of the subject.
The institutional assessment is conceived as a necessary process to
the requirement to ensure educational quality with which the state
administration and the own UAN want rescue social credibility of the university and of higher education in Angola. It follows the recognition of the importance of
institutional assessment as a mechanism for driving the development of UAN,
as a way of improvement of educational quality and this, too, as instrument of
regulation by the state administration.
However, in the level of UAN, there is not always a correct
understanding of the essence of the assessment, its procedures and effects,
especially when the involved actors do not always participate in decision
making processes inherent to it. For this reason, it is considered premature the
immediate implementation of institutional assessment, otherwise it will not
produce the desired effects, while recognizing its indispensability.