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Avaliação da qualidade e educação superior em Angola : o caso da Universidade A...

Autor(es): Mendes, Maria da Conceição Barbosa Rodrigues cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/24888

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
Tese de doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Organização e Administração Escolar) Esta tese aborda a avaliação institucional na Universidade Agostinho Neto (UAN), de Angola, enquanto prática emergente, convocando teorias de análise organizacional cujos pressupostos permitiram descortinar os seus contornos, perceber as suas lógicas e significados. O trabalho foi construído com base numa hermenêutica sustentada nas perceções que os atores conferem às suas práticas, sob lentes direcionadas para a captação das facetas burocrática, política e institucional da avaliação. Este quadro teórico de análise induziu reflexões sobre a natureza do processo avaliativo, suas finalidades e âmbito, bem como as interações dos seus atores e os seus efeitos na ação organizacional. Os argumentos procuram problematizar as lógicas subjacentes às práticas avaliativas e às tendências da avaliação que é encarada como um processo que se deixa penetrar por lógicas de conformidade, de dissenso e negociação e, também, de legitimação e simbolismo. As razões da pouca contemporaneidade da avaliação no contexto do ensino superior em Angola, particularmente da UAN, constituíram elementos da referida problematização. Ao captar-se o sentido da avaliação através desta tríade analítica, foi possível caraterizar a avaliação institucional na UAN através das perceções de atores organizacionais internos e externos, sem perder de vista a contextualidade. A avaliação é concebida como um processo necessário face à exigência de assegurar a qualidade educativa com a qual o órgão de tutela e a própria UAN pretendem resgatar a credibilidade social da universidade e do ensino superior em Angola. Daqui decorre o reconhecimento da importância da avaliação institucional como mecanismo de pilotagem do desenvolvimento da UAN, como forma de melhoria dessa qualidade educativa e, também, como instrumento de regulação por parte do órgão de tutela. Porém, ao nível da UAN, nem sempre existe uma compreensão correta sobre a essência da avaliação, seus procedimentos e efeitos, especialmente quando os atores envolvidos nem sempre participaram nos processos decisórios a ela inerentes. Por esta razão, considera-se precoce a implementação imediata da avaliação institucional, sob pena de a mesma não produzir os efeitos esperados, embora se reconheça a sua imprescindibilidade. This thesis addresses the institutional assessment at Agostinho Neto University (UAN) of Angola, while emerging practice, calling theories of organizational analysis whose assumptions shed light on its contours and understand their logic and meaning. The work was constructed based on a hermeneutic sustained in perceptions that actors give to their practices under lenses directed to capture the bureaucratic, political and institutional facets of the assessment process. This theoretical analysis set did generate reflections on the nature of the assessment process, its purpose and scope, as well as the interactions of its actors and its effects on organizational action. The arguments seek to problematize the underlying logics of the assessment practices and the evaluating trends that is seen as a process that leaves penetrate logical compliance, dissent and negotiation and also of legitimation and symbolism. The reasons for the low contemporary of the evaluation in the context of higher education in Angola, particularly the UAN, were elements of that questioning. When taking up the meaning of the evaluation through that analytical triad, it was possible to characterize the institutional assessment in UAN through the perceptions of organizational internal and external actors, without losing the contextuality of the subject. The institutional assessment is conceived as a necessary process to the requirement to ensure educational quality with which the state administration and the own UAN want rescue social credibility of the university and of higher education in Angola. It follows the recognition of the importance of institutional assessment as a mechanism for driving the development of UAN, as a way of improvement of educational quality and this, too, as instrument of regulation by the state administration. However, in the level of UAN, there is not always a correct understanding of the essence of the assessment, its procedures and effects, especially when the involved actors do not always participate in decision making processes inherent to it. For this reason, it is considered premature the immediate implementation of institutional assessment, otherwise it will not produce the desired effects, while recognizing its indispensability.
Tipo de Documento Tese de Doutoramento
Idioma Português
Orientador(es) Silva, Eugénio Alves da
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