Autor(es):
Sarmento, João Carlos Vicente
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/24752
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Ponderar o papel de um Serviço
Educativo (SE) e as suas tentativas de
criar ‘aprendizagens transversais e
transformadoras’, a partir da visão de
um geógrafo, pode converter-se numa
procura de pontes entre as iniciativas
deste mesmo SE e as possíveis
interpretações e experiências do
território. Procuro assim ver até que
ponto estes trabalhos e projetos podem
contribuir para olhares dinâmicos de
lugares e paisagens, considerando que
é o que fazemos que dá significado ao
que somos e ‘onde somos’. A reflexão
que aqui se apresenta, para além de
deambular por vários textos, ideias e
pensamentos numa primeira parte,
procura depois amparo num conjunto de
quatro projetos que foram desenvolvidos
pelo SE do Centro Cultural Vila Flor de
Guimarães em 2012 e 2013 –
Entretecer, Histórias do Princípio do
Mundo, Cara e Audiowalk - que têm
algo em comum, ou seja, pensar e
mesmo embutir espacialidades na
componente artística. To ponder the role of an Educational
Services (ES) Department and its
attempts to create ‘transversal and
transforming learning’ from a
geographer’s point of view may well mean
going in a search of bridges amongst the
initiatives of the said ES department and
any possible interpretations and
experiences of territory. I thus try to see
to what extent their work and projects
have contributed to dynamic perspectives
on places and landscapes, bearing in
mind that it is those things which we have
done which give meaning to what we are
and ‘where we are.’ The reflection presented here, in addition to touching upon various texts, ideas, and thoughts in the first part, will lean on a group of four projects which were
developed by ES at Guimarães 2012
ECOC ‘12/13 – Entretecer, Histórias do
Princípio do Mundo, A Cara e
Audiowalk - which have something in
common, that is to say that they
contemplate and even imbed spatiality
into the artistic object.