Autor(es):
Fernandes, Vânia Manuela Vieira
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/24665
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Mediação socioeducativa; Relação escola-família; Socio-educational mediation; School-family relationship
Descrição
Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação) O presente relatório surge no âmbito do estágio profissional referente ao
Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão
da Formação. Este projeto incidiu especialmente na escola sede de um agrupamento do
Distrito de Braga, tendo como destinatário a comunidade escolar correspondente.
A mediação escolar é ainda uma área de intervenção pouco conhecida o que,
entre outras razões, leva a algum desinteresse, ou até resistência à sua implementação
em contextos escolares. Tendo em conta, por um lado, o desconhecimento, mas
também, o interesse em incrementar esta área de intervenção, mostrou-se desafiante a
implementação de um Projeto de Mediação Socioeducativa com incidência no
desenvolvimento de ações de mediação cujo objetivo integrou a melhoria da
comunicação na relação escola-família.
Partindo do ponto de vista da Mediação Socioeducativa, considera-se que a
escola, enquanto instituição com importância na formação de futuros cidadãos, deve
mostrar-se capaz de organizar a comunidade escolar com vista ao desenvolvimento de
cidadãos, através de uma relação próxima com a família. A comunicação entre a escola
e a família merece ser destacada como parte integrante de uma formação e preparação
de futuros cidadãos responsáveis, acompanhados e que atribuam importância devida às
instituições escola e família. Deste modo, a principal finalidade deste projeto foi
proporcionar um ambiente gerador de confiança e melhoria comunicacional na relação
entre a escola e a família. É tendo como ponto de partida esta finalidade que, o título
desta investigação/intervenção A Mediação Socioeducativa como espaço de
emancipação na relação escola-família é o pilar central de toda a intervenção, na
medida em que se procurou desenvolver atividades que contemplassem uma atmosfera
de proximidade e participativa entre os representantes da escola e os da família. This report comes under the traineeship for the Master of Education,
specialization in Mediation and Supervision Training. This project focused especially at
a school head office of a group of Braga District, taking as a point of study the school
community
The socio-educational mediation is still a little known area of intervention
which, among other things, leads to a lack of interest, or even resistance to the
implementation in the school environment. Taking into account, on the one hand, the
ignorance, but also the increasing interest in this area of intervention, proved
challenging to implement a socio-educational mediation project focusing on developing
actions aimed mediation included the improvement of the relationship school-family.
From the point of view of socio-education mediation, it is considered that the
school as an institution of importance in the formation of future citizens must show
itself capable of organizing the school community for the development of people
through a close relationship with family. The school-family relationship deserves to be
highlighted as part of training and preparing future responsible citizens, and followed
that attribute importance due to school and family institutions. Thus, the main purpose
of this project was to provide an environment conducive to trust and improved relations
between the school and family. It is taking as a starting point for this purpose that the
title of this research/intervention Socio-educational mediation as a space of
emancipation in school-family relation is the central point of any intervention to the
extent that activities intended to develop an atmosphere next to contemplate and
participating between representatives of the school and family.