Autor(es):
Costa, Luís Carlos Gonçalves
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/24619
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário Este Relatório de Estágio constitui um documento onde são analisadas as principais
atividades que contribuíram para a concretização do nosso Projeto de Intervenção. A prática
pedagógica relativa a esse projeto foi realizada nas áreas da docência de Português e de Línguas
Clássicas, na Escola Secundária de Alberto Sampaio, em Braga.
A relevância do projeto foi determinada pela análise de necessidades pedagógicas à luz
do contexto de intervenção. As decisões científico-pedagógicas foram tomadas através da
observação direta em contexto de sala de aula e na forma de um questionário de avaliação
preliminar. As conclusões inferidas destes instrumentos de recolha de informação evidenciaram
que o principal eixo da intervenção deveria situar-se no âmbito da Leitura, instituída como uma
das competências nucleares do ensino das línguas. Ainda assim, e de forma a evitar uma ação
demasiado generalista, a intervenção incidiu no desenvolvimento da capacidade de mobilizar
conhecimentos prévios no ato de ler.
Na disciplina de Português, a intervenção pedagógica centrou-se na melhoria dos
processos de ensino-aprendizagem através da utilização dos conhecimentos prévios dos alunos
no acesso à compreensão de enunciados. A análise do texto literário e a leitura de imagens
foram os mecanismos mais usados para atingir os objetivos da intervenção. Neste âmbito, a
obra poética de Cesário Verde acabaria por favorecer substancialmente as finalidades da ação
pedagógica. Em relação às Línguas Clássicas, o objetivo consistiu em sensibilizar os alunos para
a importância de guiar os conhecimentos prévios até atingir, corretamente, o fim do labirinto, ou
seja, a compreensão e a fruição da língua. Assim, o conteúdo da mitologia clássica enriqueceu o
tema do Projeto de Intervenção e recuperou aspetos culturais das Línguas Clássicas.
Em suma, o impacto da intervenção acabou por se manifestar de forma positiva nos
trabalhos que os alunos desenvolveram ao longo do ano letivo. As conclusões retiradas da
prática pedagógica apontam no sentido de uma evolução do nível de leitura dos alunos, através
de uma maior organização e agilidade dos processos inferenciais. Paralelamente, os resultados
do Projeto de Intervenção estenderam-se às dimensões pedagógico-investigativas ao
beneficiarem a aprendizagem dos alunos e a nossa própria competência profissional. This report presents the main activities developed during the implementation of our
intervention project. The teaching practice discussed in this study was carried out within the
subjects of Portuguese and Classical Languages, at Alberto Sampaio Secondary School, in Braga.
The relevance of the project was determined by an analysis of educational needs in the
light of the intervention. The pedagogical decisions were taken by direct observation of the
classroom context and through a survey for preliminary assessment. The conclusions from the
data collection showed that the main focus of the intervention should be in the Reading
component, which is considered as one of the core competencies of the language teaching.
Nevertheless, and in order to avoid a generic perspective, the intervention focused on developing
the capacity of mobilizing prior knowledge on the act of reading.
In the subject of Portuguese, the educational intervention focused on improving the
teaching-learning processes through the use of student´s prior knowledge to understand the
statements. The analysis of literary texts and image reading were the main techniques used to
achieve the goals of the intervention. In this context, the poetic work of Cesário Verde promoted
the enhancement of the objectives of the pedagogical action. Regarding Classical Languages, the
aim was to show students the importance of prior knowledge to guide and achieve the final goal,
reach the end of the labyrinth, ie, understanding and enjoying the language. Thus, the content of
classical mythology enriched the theme of the intervention project and recovered cultural aspects
of Classical Languages.
In short, the intervention had a positive impact in the work that students developed
throughout the school year. The conclusions drawn from the pedagogical practice point towards a
progress in the reading level of the students, through greater organization and agility of inferential
processes. Thus, the results of the project can be extended to the pedagogic and investigative
dimensions, by giving benefit to student learning and to our own professional competence.