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A explicitação do conhecimento histórico através de mapas de conceitos e de um ...

Author(s): Gonçalves, Maria José da Silva cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/24587

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho


Description
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) O presente estudo enquadra-se no domínio da investigação em Educação Histórica que tem vindo a ser desenvolvida na Universidade do Minho. Ao centrar-se nos modos como os alunos explicitam o conhecimento histórico recorrendo a um discurso gráfico verbal - os mapas de conceitos - e a um discurso verbal escrito, pretendemos encontrar respostas à seguinte questão de investigação:- Que quadro histórico os alunos explicitam através de um discurso gráfico verbal e de um discurso verbal escrito? Esta investigação foi implementada em contexto real de sala de aula, assumindo o caráter de um estudo de natureza descritiva e qualitativa. Envolveu alunos do Ensino Secundário, do 11º ano de escolaridade que frequentam uma Escola Básica e Secundária do Alto Minho, Portugal. O estudo definitivo foi precedido de uma oficina que teve a função de um estudo exploratório, que decorreu da necessidade de ‘familiarizar’ os alunos com o software informático CmapTools usado na construção de mapas de conceitos. Os instrumentos de recolha de dados foram os mapas de conceitos construídos aos pares e respetivas narrativas que os clarificam, as narrativas individuais sobre os mapas de conceitos dos colegas, e ainda uma ficha de metacognição. Os dados foram analisados qualitativamente o que convocou diferentes sistemas de categorias centradas na legibilidade e nos conteúdos expressos nos mapas de conceitos e nas narrativas verbais complementares que foram pedidas. Esperamos que as conclusões deste estudo possam contribuir para um ensino da História que encoraje os alunos a ‘aprender a aprender’, que lhes proporcione uma compreensão mais profunda do processo de aprendizagem, e que mobilize os professores para um ensino que cada vez mais responda aos novos desafios do tempo presente. This current study falls within the investigative domain of Historical Education which has been taking place at the University of Minho. By focusing on the ways in which students explain historical knowledge using both verbal and graphic speech and also verbal speech writing – the concept maps, we intend to find answers to the following research question: - Which historical framework students explicit using a graphic -verbal speech and a verbal written speech? This research was implemented in a real class routine, assuming a descriptive and qualitative nature. It involved high school students, namely the 11th grade from a secondary school of Alto Minho, Portugal. The final study was preceded by a workshop that adopted the function of an exploratory study since it was necessary to familiarize the students with the software CmapTools used on the construction of concept maps. The data collection instruments were: the concept maps constructed in pairs and respective written narratives that clarify their own concepts maps, the narratives that the fellow students have written about the other pairs, and a metacognition rubric. Data was analyzed qualitatively using categories focusing the legibility and the content of concept maps and the additional verbal narratives that were most suitable. We hope the findings of this study may contribute to a history teaching that might encourages students to ‘learn how to learn’, to develop a deeper understanding of the learning process, and also to mobilize history teachers to respond to the new challengers of our time.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Melo, Maria do Céu
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