Autor(es):
Gonçalves, Maria José da Silva
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/24587
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) O presente estudo enquadra-se no domínio da investigação em Educação Histórica que
tem vindo a ser desenvolvida na Universidade do Minho.
Ao centrar-se nos modos como os alunos explicitam o conhecimento histórico
recorrendo a um discurso gráfico verbal - os mapas de conceitos - e a um discurso verbal
escrito, pretendemos encontrar respostas à seguinte questão de investigação:- Que quadro
histórico os alunos explicitam através de um discurso gráfico verbal e de um discurso verbal
escrito?
Esta investigação foi implementada em contexto real de sala de aula, assumindo o
caráter de um estudo de natureza descritiva e qualitativa. Envolveu alunos do Ensino
Secundário, do 11º ano de escolaridade que frequentam uma Escola Básica e Secundária do
Alto Minho, Portugal.
O estudo definitivo foi precedido de uma oficina que teve a função de um estudo
exploratório, que decorreu da necessidade de ‘familiarizar’ os alunos com o software
informático CmapTools usado na construção de mapas de conceitos.
Os instrumentos de recolha de dados foram os mapas de conceitos construídos aos
pares e respetivas narrativas que os clarificam, as narrativas individuais sobre os mapas de
conceitos dos colegas, e ainda uma ficha de metacognição.
Os dados foram analisados qualitativamente o que convocou diferentes sistemas de
categorias centradas na legibilidade e nos conteúdos expressos nos mapas de conceitos e nas
narrativas verbais complementares que foram pedidas.
Esperamos que as conclusões deste estudo possam contribuir para um ensino da
História que encoraje os alunos a ‘aprender a aprender’, que lhes proporcione uma
compreensão mais profunda do processo de aprendizagem, e que mobilize os professores para
um ensino que cada vez mais responda aos novos desafios do tempo presente. This current study falls within the investigative domain of Historical Education which
has been taking place at the University of Minho.
By focusing on the ways in which students explain historical knowledge using both
verbal and graphic speech and also verbal speech writing – the concept maps, we intend to
find answers to the following research question:
- Which historical framework students explicit using a graphic -verbal speech and a
verbal written speech?
This research was implemented in a real class routine, assuming a descriptive and
qualitative nature. It involved high school students, namely the 11th grade from a secondary
school of Alto Minho, Portugal.
The final study was preceded by a workshop that adopted the function of an
exploratory study since it was necessary to familiarize the students with the software
CmapTools used on the construction of concept maps.
The data collection instruments were: the concept maps constructed in pairs and
respective written narratives that clarify their own concepts maps, the narratives that the
fellow students have written about the other pairs, and a metacognition rubric.
Data was analyzed qualitatively using categories focusing the legibility and the
content of concept maps and the additional verbal narratives that were most suitable.
We hope the findings of this study may contribute to a history teaching that might
encourages students to ‘learn how to learn’, to develop a deeper understanding of the learning
process, and also to mobilize history teachers to respond to the new challengers of our time.