Author(s):
Alves, Carla Maria Falcão Saraiva
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/24576
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): TIC; Formação contínua; Desenvolvimento profissional; Currículo; ICT; In-service training; Professional development; Curriculum
Description
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular) Esta dissertação situa-se no âmbito da formação contínua e do desenvolvimento
profissional de professores, e mais concretamente nas motivações e no desenvolvimento
de competências na área das TIC. Com este estudo pretendeu-se conhecer as perspetivas
dos professores em relação às ações de formação, na área das TIC e o balanço/avaliação
que os professores fazem delas, sobretudo em termos de desenvolvimento profissional e
mudança de práticas.
De modo a responder aos objetivos propostos, optou-se por realizar um estudo
exploratório descritivo, com a aplicação de um inquérito por questionário a todos os
professores de uma escola secundária pertencente ao distrito do Porto, tendo participado
na recolha dos dados 66 professores.
Os professores valorizam os motivos relativos à especificidade das TIC, para
justificarem a frequência de ações de formação, mas são os motivos relacionados com o
desenvolvimento profissional e pessoal que se destacam mais, mas também a superação
de défices da formação inicial. Os professores afirmam que adquiriram competências e
referem que se passaram a sentir mais à vontade na utilização das TIC em contexto de
sala de aula, muito embora, quando questionados sobre a utilização de ferramentas TIC,
respondem que não o fazem, nomeadamente no caso dos QIM e do correio eletrónico.
Alguns inquiridos apresentam sugestões para a organização futura da formação em TIC,
realçando a importância do conteúdo da formação, das características dos formandos e
das necessidades de formação, e a maioria considera que as TIC devem constituir-se
como uma área curricular disciplinar, com um tempo e espaço próprios, reconhecendo,
deste modo, a sua importância no currículo.
Não obstante as limitações inerentes a um estudo exploratório, os resultados apontam
para: (1) a predominância da área temática das TIC em ações de formação; (2) a visão
da formação como momento importante em termos de desenvolvimento profissional e
pessoal; (3) uma visão restrita relativamente ao potencial das TIC na mudança das
práticas de ensino/aprendizagem, valorizando‐se principalmente a sua utilização
enquanto ferramenta de apoio à preparação das aulas; (4) a identificação de
necessidades de formação em aplicações multimédia específicas de cada área
disciplinar; (5) a organização das TIC como área curricular disciplinar. The scope of this thesis is the continuous training and the professional development of
teachers, particularly their motivations and the improvement of their ICT skills. The aim
of this study was to get to know the balance/evaluation of the ICT training activities by
the teachers, mostly in what concerns their professional development and the change of
their practices.
In order to meet this purpose, a survey was conducted at a high school from the Oporto
district, with the participation of 66 teachers.
The teachers value the motivations that relate to the specific aspects of the ICT to justify
the attendance to the training activities. However, the reasons related to the professional
and personal development, along with the need to cover some initial training deficits,
are the most relevant ones. They claim that they succeeded in achieving new skills and
they feel now more comfortable to use ICT in the classroom. Nevertheless, when asked
about the use of ICT, they admit that they do not use it, mainly in the case of email and
interactive multimedia board (IMB). Some of the teachers gave suggestions for the
future organization of ICT in-service activities, stressing issues such as the importance
of the training content, the trainees profile and the training needs. A majority of teachers
claim that the ICT must be a disciplinary curricular area, with its own time and space,
thus acknowledging its importance in the curriculum.
In spite of the inherent constraints of such a survey, some trends arise: (1) the
predominance of the ICT area in training actions; (2) the view of training as an
important moment in both professional and personal development and growth; (3) a
narrowed sight of the ICT potential to change the teaching and learning practices, and
instead, valued mostly as a tool to help in the preparation of lectures; (4) the
identification of training needs in specific multimedia applications for each disciplinary
area; (5) the organization of the ICT as a disciplinary curricular area.