Autor(es):
Machado, Sofia Daniela Dias
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/24533
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Saberes culturais da infância; Animação sociocultural; Práticas culturais; Comunidade; Cultural knowledge of childhood; Sociocultural; Cultural practices; Community
Descrição
Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Associativismo e Animação Sociocultural) A presente investigação, intitulada “Saberes Culturais e Práticas de Animação
Sociocultural: um estudo com crianças”, encara as crianças como sujeitos de direitos dando
ênfase ao direito a participar em assuntos que lhes digam respeito: as festas organizadas pela
sua freguesia para/por elas.
As pequenas festas periódicas organizadas pela freguesia a que nos referimos ocorrem
todos os anos e são completamente gratuitas, dirigidas às crianças, às suas famílias e
comunidade em geral (Magusto, Festa de Natal, Carnaval, Marchas Populares). Deste modo, faz
todo o sentido encarar estas festas de forma positiva e tradicional, porque, no mundo atual, as
famílias preocupam-se demasiado com o trabalho diário, dão tanta ênfase ao lado profissional da
vida que acabam por correr o risco de colocar as crianças um pouco de parte. É aqui que faz
sentido destacarmos o direito à participação das crianças conforme a declaração universal dos
direitos da criança. É necessário escutar as crianças, perceber o que elas têm a dizer sobre
essas festas, sobre a forma como são organizadas, sobre a forma como são inseridas nelas.
Neste sentido, é através da voz das crianças, da sua participação, que nos é possível
compreender para construir conhecimento válido que de alguma forma contribua para uma
melhor formação integral das nossas crianças.
A investigação decorreu no Centro de Atividades de Tempos Livres da freguesia em
questão – Avidos, pertencente ao município de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga,
também na própria execução das festas anuais organizadas pela freguesia (nos próprios locais
das festas – parques, junta de freguesia).
O presente trabalho sustenta-se num referencial teórico que reconhece a importância da
participação das crianças nas atividades gratuitas que existem na sua freguesia anualmente.
A investigação apresenta um cariz qualitativo de natureza participativa e procura
entender e interpretar o que é dito pelas crianças sobre essas mesmas festas. Participaram
como protagonistas, crianças entre os 6 e os 12 anos de idade que frequentam o contexto
escolar e/ou contexto lúdico - Centro de Atividades de Tempos Livres.
Os resultados da investigação permitiram-nos concluir que a sociedade e a escola são as
duas principais “entidades” que estão refletidas nas respostas e na vida das próprias crianças.
Concluímos que onde a escola está presente, as crianças revelam mais participação, o que é
mais evidente no Natal e no Carnaval e verificamos que nas atividades organizadas pela Junta de freguesia em conjunto com a Associação Unidos de Avidos, as crianças não revelam ter tanta
participação. Por outro lado, verificamos que há festas que são mais marcantes do que outras,
destaca-se o Natal e o Carnaval, enquanto que o magusto é menos recordado. This research, entitled "Cultural Knowledge and Practices of Sociocultural Animation: a
study with children" sees children as subjects of rights emphasizing the right to participate in
matters that concern them: the parties organized by his parish to / for them.
The periodic small parties organized by the parish to which we refer occur every year and
are completely free targeted at children, their families and the wider community (Magusto,
Christmas Party, Carnival, Popular Marches). Thus, it makes sense to look at these festivals
positively and traditional, because in today's world, families worry too much about the daily work,
give as much emphasis to the professional side of life that end up running the risk of putting
children a part. This is where it makes sense we deploy the right to participation of children as
the universal declaration of the rights of the child. You must listen to children, see what they have
to say about these parties, about how they are organized, on how they are inserted in them.
In this sense, it is through the voice of children, their participation, we can understand to
construct valid knowledge that somehow contributes to improved integral formation of our
children.
The research took place at the Centre Leisure Activities of the parish in question - Avidos,
belonging to the municipality of Vila Nova de Famalicão, Braga district, also in the very execution
of the annual festivals organized by parish (on the premises of feasts - parks, joins parish).
This paper argues in a theoretical framework that recognizes the importance of children's
participation in free activities in your parish annually.
The research presents a qualitative nature of the participatory nature and seeks to
understand and interpret what is said by the children on these same parties. Participated as
actors, children between 6 and 12 years old who attend the school context and / or playful
context - Centre for Leisure Activities.
The research results allowed us to conclude that society and schools are the two main
"entities" that are reflected in the responses and in the lives of children themselves. We conclude
that where the school is present, children show more interest, which is more evident at
Christmas and Carnival and see that the activities organized by the Board of parish together with
the United Association of Avidos, children do not have as much participation show . Moreover we
find that there are parties that are more striking than others, there is Christmas and Carnival,
while Magusto is less remembered.