Autor(es):
Lopes, Isabel Maria Lobato
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/24514
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) O presente estudo insere-se no domínio da Educação em Ciências Sociais e procura
realçar a importância da fotografia, enquanto fonte primária relevante no ensino/aprendizagem
das Ciências Sociais. Foi implementado em contexto escolar, realizado em situação real de sala
de aula de Geografia. Tinha como objetivo compreender de que forma é que os alunos analisam,
interpretam, fazem perguntas às fotografias e constroem narrativas a partir das fotografias
enquanto fontes de informação. A questão de investigação foi: “Que conceções de emigração é
que os alunos constroem a partir de fotografias das décadas de 50/60?”.
Os instrumentos de recolha de dados foram, um questionário e uma ficha de
metacognição. O primeiro solicitava aos alunos a realização das seguintes tarefas: proceder a
uma observação focalizada das fontes, identificar as intenções do fotógrafo, fazer perguntas às
fotografias, e construir uma narrativa aberta sobre o dia-a-dia dos emigrantes. O segundo pedia
aos alunos que fizessem uma avaliação do processo de aprendizagem e resolução do
questionário.
Com este estudo pretendemos compreender os processos de construção de conceções
de emigração a partir de fotografias (fontes icónicas) e consequentemente encontrar implicações
para o ensino em Ciências Sociais. This is a study in the field of education in social sciences aiming to highlight the
importance of photography as a relevant primary source in the teaching/learning process of
social sciences. It was implemented in school context, developed in a Geography classroom daily
routine The purpose was to understand the way students analyze, interpret, interrogate photos
and construct narratives from photographs as sources of information. The research question
was: “What concepts of emigration do students construct from photos of the 50s/60s?”
A questionnaire and a metacognition sheet were used as data-collection instruments.
The first one required students to accomplish the following tasks: to carry out focused
observation of the sources, to identify the photographer’s intentions, questioning the photos and
construct a narrative of the emigrants’ daily life. The second one required students to evaluate
the process of learning and filling out the questionnaire.
In this study we intend to understand the construction processes of emigration
concepts from photos (iconic sources) and, consequently, to find implications for teaching in
social sciences.