Author(s):
Marques, Susana Raquel da Cunha
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/24503
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Crianças; Inclusão; Necessidades educativas especiais; Participação; Socialização; Children; Inclusion; Special educational needs; Participation; Socialization
Description
Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) Partindo dos pressupostos da filosofia inclusiva e assente nos contributos da sociologia da
infância acerca do papel das crianças no processo investigativo, o presente estudo teve como
principal objetivo aceder às representações das crianças sobre o processo inclusivo que
experienciam no contexto de educação pré-escolar que frequentam. Deste modo, recorrendo a uma
metodologia participativa que assume as crianças como competentes para advogarem em relação à
realidade que as envolve, foi realizada uma investigação de cariz qualitativo, em parceria com um
grupo de vinte e uma crianças, caracterizadas na sua diversidade biossocial, através da utilização
de procedimentos múltiplos de recolha de informação, ou seja, aliando métodos tradicionais, como
sejam a observação participante e o diário de campo, a outros mais visuais e criativos,
operacionalizados em desenhos, registos fotográficos, dramatizações, observação de imagens e
vídeos e exploração de histórias.
No decorrer no trabalho empírico foram levantadas diferentes questões relacionadas com
as perspetivas das crianças no que concerne à igualdade e à diferença, aos direitos das crianças
com NEE e às expetativas quanto ao seu desempenho académico e social. Referindo-se ao
desenvolvimento de interações e de relações de amizade entre crianças com e sem NEE, o grupo
manifestou as suas representações e sentimentos em relação à inclusão e à diversidade, apesar
das observações em contexto revelarem que nem sempre os seus comportamentos eram
consonantes com o que verbalizavam nas discussões de grupo.
Ainda que este estudo não pretenda ser representativo, foi possível atingir algumas
conclusões relacionadas com a identificação e exploração de questões importantes que estão na
base da construção de um sentido positivo de inclusão e do desenvolvimento de pedagogias de
cidadania, dando-nos a conhecer os argumentos para a inclusão do ponto de vista dos seus efeitos
e benefícios, de acordo com as perceções das crianças. According to the assumptions of inclusive philosophy and based on the contributions of
childhood sociology about the role of children in the investigative process, the present study aimed
to access children’s representations of the inclusive process that they experience in the context of
pre-school education they attend. Thus, using a participatory methodology that takes children as
competent to plead the reality that surrounds them, an investigation was conducted in a qualitative
way, in association with a group of twenty-one children, characterized in its biosocial diversity,
through the use of multiple procedures for gathering information, ie, combining traditional methods,
such as participant observation and daily field, with other more visual and creative, composed by
drawings, photographic records, role play, images and videos observation and stories exploitation.
Throughout the empirical work different issues were raised related to the children’s
perspectives in relation to equality and difference, to the rights of children with special educational
needs and to the expectations regarding their academic and social performance. Referring to the
development of interactions and friendships between children with and without special educational
needs, the group expressed their feelings and representations in relation to inclusion and diversity,
but observations in context revealed that their behaviors were not always in line with what was
verbalized in group discussions.
Although this study does not intend to be representative, it was possible to reach some
conclusions related to the identification and exploration of important issues that underlie the
construction of a positive sense of inclusion and the development of citizenship pedagogies, giving
us the knowledge of the arguments to include from the point of view of its effects and benefits,
according to the children’s perceptions.