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O processo de transição da intervenção precoce na infância para o 1º ciclo : an...

Autor(es): Oliveira, Ana Paula Rocha Rebelo cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/24497

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Intervenção precoce na infância; Transição; Práticas baseadas na evidência; Colaboração inter-serviços; Early intervention; Transition; Evidence-based practices; Inter-service collaboration


Descrição
Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) A finalidade deste estudo foi conhecer, compreender e explorar as perceções dos pais acerca do processo de transição da Intervenção Precoce na Infância para o 1º Ciclo. No sentido de dar resposta à finalidade, bem como aos objetivos deste estudo desenvolveu-se uma investigação que utilizou uma metodologia qualitativa e a entrevista semi-estruturada como instrumento de recolha de dados. Neste estudo participaram quatro mães, com idades compreendidas entre os 37 e os 45 anos, cujos filhos(as) transitaram no ano letivo 2010-2011 para o 1º Ciclo. Os resultados são apresentados, numa primeira parte, sob a forma de estudo de caso individual e, numa segunda parte, traçamos as diferenças e as semelhanças entre as perceções das mães, interpretadas e analisadas à luz da investigação nesta área. Analisando as perceções das mães concluiu-se, entre outros aspetos, que: (a) a decisão da transição foi tomada pelas famílias e profissionais; (b) o planeamento iniciou-se entre 6 a 12 meses antes da transição; (c) as decisões da transição foram registadas num plano; (d) existência de responsável pela transição e de reuniões de preparação da transição; (e) prestado apoio e informação sobre aspetos diversos da transição; (f) contactos com a nova escola através de reuniões e visitas; (g) avaliação e desenvolvimento de competências da criança para a transição com envolvimento das famílias; (h) relatório de transição partilhado com nova equipa; (i) inexistência de reunião de transição no início do ano lectivo entre a família e programas de envio e receção (j) inexistência de contactos com a IPI após a transição. Os aspetos positivos do processo de transição são: proximidade com a escola antes da transição, apoio da IPI (preparação da criança para a transição e promoção da competência e confiança da mãe para cuidar do seu filho) e continuidade do trabalho pela nova equipa. Os aspetos negativos encontrados são: deixar de ter apoio da IPI, não colocação na escola de professor especializado em educação especial, diferenças filosóficas e institucionais entre os programas, descontinuidade dos serviços, necessidades e expetativas individuais não foram tidas em conta o que provocou insegurança, angústia e stress. The purpose of this study is to know, understand and explore the parents' perceptions about Early Intervention (EI) transition process in elementary school. In order to achieve the objectives set by this study, a research was developed using a qualitative methodology and a semi-structured interview as a tool of data collection. For the study, four mothers were chosen, aged between 37 and 45 and whose children went to elementary school for the first time in the academic year of 2010-2011. First, the results were presented as an individual case study, and second, the differences and similarities of the mothers' perceptions were identified, being interpreted and analyzed in the light of the research made in this field. By analysing the mothers' perceptions, several conclusions were reached: (a) the decision concerning the transition was made by families and professionals; (b) the planning began 6 to 12 months before the transition; (c) the decisions were registered in a plan; (d) the existence of the transition's responsible person and preparation meetings; (e) the support and information given concerning the several aspects of the transition; (f) the contacts with the new school through meetings and visits; (g) the evaluation and development of the children's competences to deal with the transition along with the family involvement; (h) the transition report shared with the new staff; (i) the absence of a transition meeting at the beginning of the school year between family and sending and receiving programs; (j) the absence of contacts with the EI after the transition. The positive aspects of the transition process are: proximity to school before the transition, support of EI (child's preparation to deal with the transition and mother's promotion of competence and trust to care for the child) and continuity of the work by the new staff. The negative aspects are: the end of EI suport, the non-existence in elementary school of a specialised teacher in special education, the philosophical and instituitional differences between programs, the discontinuity of services, the neglecting of individual needs and expectations which caused insecurity, anguish and stress.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pereira, Ana Paula da Silva
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