Author(s):
Gonçalves, Paulo Miguel Mafra
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/24475
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Description
Tese de doutoramento em Estudos da Criança (ramo de conhecimento em Estudo do Meio Físico) O presente estudo debruça-se sobre o tema “microrganismos” e direciona-se ao 1.º
e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB). Tem como finalidade criar e aplicar um conjunto de
atividades experimentais para o ensino de conteúdos de microbiologia, inseridos na área
de Estudo do Meio, valorizando o ensino experimental das ciências no 1.º CEB. Para o
efeito, o trabalho divide-se em três grandes partes que se encontram interligadas. Na
primeira, analisa-se a abordagem de conteúdos relacionados com os microrganismos nos
programas e manuais do 1.º e 2.º CEB, nas áreas de Estudo do Meio e de Ciências da
Natureza, respetivamente, procurando saber o tipo de abordagem realizada, a importância
dada ao tema, assim como os conteúdos relacionados e os momentos onde podem ser
explorados. Na segunda parte do estudo faz-se um levantamento das conceções
alternativas relativamente aos microrganismos, que os alunos trazem para a sala de aula
no final do 1.º e 2.º CEB. Na terceira, e última parte, aplica-se uma intervenção educativa
em alunos do 4.º ano de escolaridade, com um conjunto de atividades experimentais
acerca dos microrganismos e verifica-se a mudança conceptual relativamente ao tema.
Para o desenvolvimento deste estudo, definiram-se a priori quatro parâmetros de
análise que tiveram presentes ao longo das três fases da investigação: i) microrganismos e
o mundo vivo; ii) microrganismos e alimentos; iii) microrganismos e saúde; iv)
microrganismos na indústria, tecnologia e ambiente.
Relativamente às técnicas e instrumentos de recolha de dados, na primeira fase,
optou-se por um estudo exploratório tendo-se realizado uma análise de conteúdo,
utilizando grelhas de análise e recorrendo a categorias definidas a priori. Na segunda fase,
utilizou-se um questionário com categorias definidas a priori para a análise de questões
fechadas e categorias definidas a posteriori para a análise de desenhos. Por sua vez, na
terceira fase foi realizado um estudo do tipo descritivo, obedecendo a um desenho de
investigação pré experimental, tendo sido aplicado um questionário pré-teste e pós-teste a
um grupo de alunos com a realização de uma intervenção experimental a meio.
Os dados analisados revelam que os microrganismos, ao nível do 1.º CEB, não são
abordados, ou são abordados de forma incompleta, não sendo considerados como
pertencentes ao mundo vivo. A ausência desta temática no programa do 1.º CEB implica
que o tema não surja estruturado nos respetivos manuais escolares. Existem, no entanto, alguns momentos, raros, em que os microrganismos são referenciados. Estes surgem em
contextos exclusivamente relacionados com a doença e a poluição, prevalecendo uma
conotação negativa. Este aspeto é reforçado no 2.º CEB, em que o tema surge nos
programas e manuais de forma explícita, no entanto, com uma clara distinção dada à
conotação negativa, ficando, para segundo plano, os aspetos relacionados com o papel
benéfico e importante dos microrganismos na natureza. Identificaram-se, igualmente,
secções nos programas do 1.º e 2.º CEB onde os microrganismos poderiam ser abordados,
no sentido de promover um ensino mais coerente e completo no que diz respeito a esta
temática.
A maioria das crianças traz para a sala de aula ideias acerca dos microrganismos
reveladoras de uma visão morfológica afastada do real, com semelhança a animais,
maioritariamente insetos, e com uma marcada conotação negativa. Associam a localização
dos microrganismos a locais sujos, indesejáveis, relacionando-os com atividades nocivas
ao Homem. Por outro lado, demonstram grande desconhecimento relativamente aos seus
benefícios, tanto para a natureza como para o ser humano.
A abordagem ao tema através de atividades experimentais revelou-se eficaz na
alteração das conceções alternativas em relação aos microrganismos, tendo-se verificado
diferenças entre o pré-teste e o pós-teste. Após a implementação das atividades, as
crianças passaram a identificar os microrganismos como seres vivos microscópicos,
capazes de atividade biológica e a reconhecer alguns dos seus benefícios. Os
comportamentos relacionados com a higiene pessoal passaram a ser entendidos como
importantes para a eliminação de microrganismos nocivos à saúde e não como uma regra
a cumprir. A maioria das crianças passou a desenhar os microrganismos próximos do seu
aspeto real e abandonou a atribuição exclusivamente negativa atribuída inicialmente.
Desta forma, verificámos que o tema “microrganismos” pode ser explorado pela via
experimental no 1.º CEB e contribuir para uma melhor compreensão do mundo físiconatural
envolvente da criança combatendo, por um lado, uma visão incompleta da
biodiversidade, e, por outro, promovendo o desenvolvimento de competências cientificas
básicas e complexas, aspetos que contribuem para o aumento da sua literacia científica.
Analisando os resultados obtidos torna-se evidente a importância da inclusão da
temática “microrganismos” no programa e orientações curriculares do 1.º CEB, de forma a
evidenciar a importância vital do papel dos microrganismos tanto nos sistemas biológicos,
como em diversas atividades úteis ao Homem e que contribuem para a melhoria da sua
qualidade de vida. The present study focuses on "microorganisms" and how they are teaching in 1st
Cycle (Primary School) and 2nd Cycle of Basic Education. It aims to create and apply a set
of experimental activity proposals to teach contents of microbiology in the Environmental
Studies curriculum in order to promote the experimental science teaching in the Primary
School. For this purpose, the present work is divided into three parts which are
interconnected: i) the Portuguese National Curriculum, programmes and textbooks from the
1st to 6th grades, in the issues of Environmental Studies and Natural Sciences, were
analysed for the contents related with microorganisms; ii) a survey by questionnaire of the
alternative conceptions in relation to the microorganisms that students bring to the
classroom at the end of 4th and 6th grade were performed; and, iii) a set of experimental
activities with microorganisms was developed to be applied an educational intervention with
4th grade students and the students’ conceptual change was assessed.
To perform the study four parameters for analysis were defined a priori, which were
used throughout the three phases of research: i) microorganisms and the living world; ii)
microorganisms and food; iii) microorganisms and health; iv) microorganisms in industry,
technology and environment.
Related to the techniques and instruments for data collection, in the first phase, it
was chosen an exploratory study to conduct the content analysis by using grids of analysis
and using categories of analysis defined a priori. In the second phase, a questionnaire was
used. For data analysis, categories defined a priori were applied to the closed questions,
and categories defined a posteriori for the analysis of drawings. Finally, in the third phase, a
descriptive study, according to a pre-experimental research design was conducted. A pretest
by questionnaire, an experimental intervention and post-test using the same
questionnaire was applied to a 4th grade group of students.
The data analysed show that the microorganisms, in the Primary School, are not
lectured or are incomplete lectured, or not being considered as belonging to the living world.
The absence of this issue in the 1st to 4th grade programme implies that this issue is not
present in the textbooks. There are, however, some situations in which the microorganisms
are referenced. These appear only in contexts associated with the disease and pollution
which is a negative concept about the microorganism rules. This negative view about the microorganism rules is reinforced in the 5th and 6th grade, where the microbiological issue
arises explicitly in the programmes and manuals. However, there is a distinction between
the negative view and the beneficial role of microorganisms in nature, remaining in second
place. It was also identified sections in the programmes where the microorganisms could be
tackled in order to promote a more coherent and complete education in which regards to
this issue.
Children bring to the classroom ideas about microorganisms revealing a
morphological vision far away from the real and much more similar to animals, mainly
insects, and with a strong negative connotation. They associate the location of the microbes
to dirty places, undesirables, linking them to activities that are harmful to humans. On the
other hand, they show great illiteracy in relation to its benefits for both, nature and humans.
The approach to teach microorganisms through experimental activities was effective
in changing the students’ alternative conceptions when the pre-test and post-test results
were compared. After the implementation of the activities, the children began to identify the
microorganisms as living beings capable of biological activity and recognise some of their
benefits. Behaviours related to personal hygiene came to be understood as important for
the reduction of harmful microorganisms to health and not only as a single rule to be used.
In addition, the majority of children starts drawing microorganisms close to their real aspect
and abandoned the original non-real and negative concepts.
The issue of "microorganisms” can be explored through experimental activities in
Primary School contributing to a better understanding of the physical and natural world,
improving the view about biodiversity and promoting the development of basic and complex
scientific skills. All these issues can contribute to increase the children’s scientific literacy.
Analysing the results of the present study it becomes evident the importance of
including the topic of "microorganisms" in the programme and curriculum guidelines of the
Primary School, in order to highlight the vital importance of the rule of microorganisms in
biological systems as in different useful activities to men which can contribute to improve
their quality of life.